Equipe do HU envolve pacientes na campanha do Julho Verde

26/07/2018 15:44

O  Núcleo de Odontologia Hospitalar e da Fonoaudiologia do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC), promoveu uma ação associada à programação do mês de combate e prevenção ao câncer de boca e garganta.  O evento ocorreu na quarta-feira, dia 25.  A equipe circulou pelos ambulatórios da instituição com uma brincadeira interativa para explicar sobre a campanha.

Ao conversar com os pacientes, os profissionais explicavam os motivos da campanha, chamada de Julho Verde, e distribuíam balões para que os pacientes estourassem. Em cada balão havia uma pergunta em que os visitantes eram convidados a responder. Em seguida, os colaboradores do HU esclareciam a resposta e abriam espaço para novas perguntas. Os participantes eram brindados com balas distribuídas pela equipe.

De acordo com a coordenadora do núcleo, Mariah Luz Lisboa, a ação foi positiva. “Ficamos surpresos com a participação das pessoas, que ouviram às explicações e fizeram perguntas”, disse a cirurgiã-dentista, acrescentando que as principais perguntas foram sobre os sintomas e formas de detecção precoce da doença.

O Núcleo de Odontologia Hospitalar, que está fazendo parte da campanha Julho Verde, atende em média 15 pacientes oncológicos por semana, que recebem serviços que vão desde o diagnóstico ao tratamento de sequelas ocasionadas pela terapia de combate ao câncer.

A campanha do Julho Verde é organizada no Brasil pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) e visa informar sobre o câncer de cabeça e pescoço, falando da promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação deste agravo que tem como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.

Sinval Soares Paulino / jornalista do HU / UFSC