Departamento de Psicologia promove jornada de análise do comportamento

23/04/2018 14:54

Chamado de #JACFLORIPA, o evento visa promover acesso ao conhecimento em Análise do Comportamento em relação à atuação em campos profissionais, como a clínica e saúde. Considerado um dos principais sistemas em Psicologia, a análise do comportamento possui como procedimento científico definidor a observação sistemática e a experimentação, por meio do qual seus conceitos e fundamentos são formulados.

A programação da #JACFLORIPA foi elaborada de acordo com as necessidades e interesses locais quanto à formação em Análise do Comportamento e contará com a participação de profissionais de referência nacional no assunto. A Jornada também deve constituir um fórum científico para avaliar as contribuições realizadas por profissionais e estudantes em relação à produção de conhecimento e às intervenções profissionais de orientação analítico-comportamental.

Importância do tema

O campo aplicado da Análise do Comportamento tem ganhado grande atenção pelo mundo, por subsidiar diversas práticas profissionais com base em evidências (PBE) em intervenções psicológicas. Em diversos países, por exemplo, as políticas de saúde pública, quando orientadas por PBE, oferecem às crianças com transtornos invasivos de desenvolvimento, tal como autismo, direito a acesso à terapia ABA, por ser reconhecido como o melhor tipo de procedimento atualmente disponível.

O professor Helder Gusso, que faz parte da coordenação geral do evento, explica que  a mesma forma de abordagem se aplica para outros tipos de intervenção, como terapias para depressão (ativação comportamental), para transtornos borderline (terapia comportamental dialética) e para esquizofrenia (terapia de aceitação e compromisso). “A Análise do Comportamento tem possibilitado a descrição clara e precisa dos fenômenos psicológicos, desde comportamentos observáveis até processos simbólicos complexos, e também vem se constituindo como uma tecnologia efetiva para intervenção sobre eles, promovendo melhores condições de vida às pessoas, por meio de mudanças nas condições em que vivem e na maneira como lidam com o mundo a sua volta”, diz.

Em pesquisa realizada na UFSC em 2016, foi identificado que o Estado de Santa Catarina é um dos que menos oferece acesso ao conhecimento em Análise do Comportamento para a formação de psicólogos no país. “Nesse sentido, promover um evento que avalie as relações entre o conhecimento produzido em Análise do Comportamento e sua apropriação em diferentes campos de atuação profissional se torna necessário”, ressalta o professor Helder.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Fapesc

Tags: #JACFLORIPADepartamento de Psicologia da UFSCFapescJornada de Análise do ComportamentoPROEVENTOSUFSC