16ª Sepex: saúde expõe gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê
As estudantes do segundo ano do ensino médio da EEB Wanderley Júnior, de São José, Nathália Galleassi e Letícia Muz, de 16 anos, estiveram pela primeira vez na 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC. Um dos primeiros estandes a visitarem foi do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos da UFSC que mostrou as etapas de gestão, nascimento e pós-parto.
Para elas, essa foi uma experiência interessante porque pretendem seguir uma profissão na área da saúde. “O professor de filosofia nos trouxe e estamos gostando muito, são vários projetos interessantes, principalmente porque eu quero fazer o curso de medicina”, relata Nathália.
De acordo com Maria de Fátima Mota Zampieri, o projeto existe desde 1996 e o Grupo está vinculado ao Departamento de Enfermagem junto ao Hospital Universitário (HU). Este ano foi realizado mais de 1.500 atendimentos. “O Grupo compartilha informações para gestantes e acompanhantes sobre o ciclo grávido, puerperal, amamentação e cuidados com o bebê”, reforça ela.
Durante a Sepex, o grupo utilizou protótipos que demonstram o parto natural, boas práticas, cuidados com o cordão umbilical, amamentação na sala de parto, entre outros. “Conscientizamos os visitantes sobre a natureza do parto, transformando a UFSC em um espaço de diálogo, aprendizado e mudança de cultura em conjunto com a comunidade”, finaliza Maria de Fátima.
Cada grupo participa de oito encontros às quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Para participar é necessário ir até o 2º andar do HU, Setor de Psicologia. Mais informações no contato (48) 3721.8284.
Matemática na amamentação
O projeto de extensão ‘Movimento a favor do aleitamento materno’ da UFSC abordou matemática e saúde durante a 16ª Sepex. Frutas foram usadas como exemplo para elucidar aos participantes o volume de leite materno necessário para saciar a fome de uma criança.
“A matemática na amamentação pode auxiliar e acalmar as mães e pais sobre a quantidade ideal para o bebê”, dizem os expositores.
1º dia de vida: 5 a 7ml (quantidade comparada 1 cereja)
3º dia de vida: 22 a 27ml (quantidade de 1 morango )
1ª semana de vida: 45 a 60ml (quantidade comparada 1 pêssego)
1º mês de vida: 80 a 150ml (quantidade comparada 1 ovo grande)
Os estandes Grupo de Gestantes e Casais Grávidos e Movimento a favor do Aleitamento Materno estão na seção de saúde da Sepex.
Mais informações no site da Sepex.
Nicole Trevisol/Jornalista da Agecom/UFSC
Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/UFSC