Manifestações do dia 11: Administração Central emite nota à comunidade universitária

10/11/2016 15:29

Após reunir-se com os diretores dos centros de ensino do Campus Florianópolis da UFSC, e com a anuência dos diretores dos centros de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, nesta quinta-feira, 10 de novembro, a Administração Central reafirma seu compromisso com a gestão descentralizada da Universidade, na qual as unidades acadêmicas têm a competência para administrar as questões relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito de sua jurisdição, bem como zelar pelo regular funcionamento das atividades administrativas.

reunião diretores centro 10 novembro1

Foto: GR

A Administração Central tem realizado constante esforço para manter os serviços essenciais das pró-reitorias e secretarias, bem como dos órgãos suplementares, resultado de entendimento ajustado com a categoria dos técnicos-administrativos.

Em relação aos movimentos de protesto contra as medidas de ajuste fiscal e reforma do ensino médio, em especial de parcela dos estudantes, reafirma o posicionamento do Conselho Universitário (CUn) da UFSC, que, em data de 25 de outubro, referendou nota da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Nesse sentido, reconhece o direito de livre manifestação e opinião, resguardado o direito de livre acesso às dependências físicas dos centros de ensino, tais como salas de aula, laboratórios, clínicas e salas de trabalho, bem como a eventos já previamente agendados.

A Administração Central não tomará nenhuma medida unilateral que caracterize intervenção nas unidades de ensino, mantendo-se, de outro lado, disposta a agir conforme as solicitações oriundas das direções dos centros.

Rejeita, também, qualquer manifestação de intolerância, agressão física ou verbal, imposição de vontade ou não reconhecimento do contraditório, prejudiciais ao diálogo e o entendimento, que se mostram como os únicos caminhos para a resolução negociada dos conflitos, inerentes ao ambiente universitário.

Ressaltamos que a responsabilidade pelo regular funcionamento da Universidade, privilegiando sempre o interesse público, recai sobre todos os agentes que integram a instituição, possuam eles ou não cargos e funções.

Conclamamos, por fim, que cada um de nós, estudantes, técnicos e docentes, neste momento, contribua para que a UFSC continue sendo referência nacional na excelência acadêmica, na inclusão social e no respeito à diversidade.

Florianópolis, 10 de novembro de 2016.

 

Luiz Carlos Cancellier de Olivo – Reitor

Alacoque Lorenzini Erdmann – Vice-Reitora

Arnoldo Debatin Neto – Diretor do CCE

Cátia Regina de Carvalho Pinto – Diretora de Joinville

Edson Roberto De Pieri – Diretor do CTC

Elisete Dahmer Pfitscher – Diretora do CSE

Eugênio Simão – Diretor de Araranguá

Isabela de Carlos Back – Diretora do CCS

João Luiz Martins – Diretor de Blumenau

José Carlos Fiad Padilha – Diretor do CCA

Leocir José Welter – Diretor de Curitibanos

Lício Hernanes Bezerra – Diretor do CFM

Luciano Lazzaris Fernandes – Diretor do CDS

Nestor Manoel Habkost – Diretor do CED

Paulo Pinheiro Machado – Diretor do CFH

Sonia Gonçalves – Diretora do CCB

Ubaldo Cesar Balthazar – Diretor do CCJ

 

 

Tags: Administração CentralAndifesmanifestaçãoparalisaçãoUFSC