Série ‘A cor da nossa tela’ completa um ano na programação da TV UFSC

28/06/2016 15:57

Nesta quinta-feira, 30 de junho, a série de interprogramas A cor da nossa tela completa um ano na programação da TV UFSC. Para comemorar, estreia o 27º episódio, sobre a obra do artista George Alberto Peixoto. Outra novidade é a parceira da TV UFSC com a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC) para organizar uma exposição de obras retratadas na série.

Criador e diretor da série, o cineasta Zeca Nunes Pires conta que a ideia de fazer o programa veio de sua admiração pelos artistas que moram aqui, um lugar inspirador sob vários aspectos. “Temos muita gente boa nessa área e fico um pouco triste com a falta de visibilidade de suas obras, que a meu ver deveriam estar por todos os cantos da Ilha, tornando a cidade mais cultural”, afirma Zeca Pires, que é coordenador do Núcleo de Produção da TV UFSC.

Diversas cores e formas

Diretor da série Zeca Nunes Pires grava entrevista com o artista Rodrigo de Haro. Foto: divulgação

Diretor da série Zeca Nunes Pires grava entrevista com o artista Rodrigo de Haro. Foto: divulgação

Ao longo deste ano de trabalho, A cor da nossa tela tem se revelado uma galeria diversificada, com espaço tanto para os artistas nascidos na cidade, como Eduardo Dias, Elias Andrade e Vera Sabino, quanto para os radicados aqui, como Patrícia di Loreto e Paulo Gaiad. É possível conhecer obras de artistas que estiveram apenas de passagem, como o argentino Jorge Larco.

Esta diversidade de origens e de gerações se reflete na arte, que trata dos mais diversos temas e nos mais variados suportes. Há desde o colorido das esculturas expressivas de Eli Heil, os desenhos oníricos de Franklin Cascaes, as fotografias abstratas de Marco Giacomelli, a cidade imaginada por Bonson, o traço marcante de Hassis até o mosaico de Rodrigo de Haro, que é parte da identidade da UFSC.

O processo de edição

A edição da série fica a cargo da estudante do curso de Cinema da UFSC Solana Llanes, que tem como desafio traduzir no audiovisual a marca de cada artista. “Solana está atribuindo uma cor, uma identidade para cada um, dando ênfase ao processo de criação e, com isso, revelando o traço que caracteriza e diferencia o artista”, explica Zeca Pires.

Solana Llanes, estudante de Cinema da UFSC, faz a edição da série. Foto: Zeca Nunes Pires

Solana Llanes, estudante de Cinema da UFSC, faz a edição da série. Foto: Zeca Nunes Pires

Para a estudante, a série faz parte de um trabalho contínuo para promover a diversidade artística da região de Florianópolis. “A cada novo episódio surgem mais interessados em expor suas obras para nossas lentes, com a intenção de que elas capturem a emoção colocada nos traços, a singularidade depositada nos detalhes e a beleza criada por cada colorido”, afirma Solana. “O marco do primeiro ano da série nos motiva ainda mais a dar voz a esses artistas que se inspiram nas maravilhas dessa cidade e colocam seu amor em cada traçado sobre uma nova tela em branco”, completa.

Exposição de arte

Embora comemore este ano de série, o diretor Zeca Pires ainda considera que a visibilidade dos artistas está muito aquém do que merecem. “Espero que o programa possa servir de inspiração para que outras instituições contribuam para uma ilha mais bela e cultural”, completa.

Uma iniciativa neste sentido é a exposição que começa a ser organizada pela TV UFSC em parceria com a SeCArte/UFSC. O objetivo é mostrar várias das obras retratadas na série, em conjunto com os vídeos. A previsão é fazer a exposição em duas etapas: entre novembro e dezembro na UFSC e entre janeiro e fevereiro no centro de Florianópolis.

Sobre A cor da nossa tela: idealizada e dirigida pelo cineasta Zeca Nunes Pires, coordenador do Núcleo de Produção da TV UFSC, A cor da nossa tela é uma série de interprogramas, criada em junho de 2015, que retrata artistas plásticos que têm uma ligação com Florianópolis. Participam da equipe a jornalista Laura Tuyama e as estagiárias, estudantes do Curso de Cinema da UFSC, Solana Llanes, Carol Morgan e Gabriela Augusto. A abertura é do editor e especialista em animação Érico Monteiro.

Confira o episódio mais recente:

​:: Veja também os demais episódios

Mais informações:
Núcleo de Produção da TV UFSC – Zeca Nunes Pires
Email: zknunespires@gmail.com
(48) 3721-4597

 

 

Tags: arteartes plásticasartistas plásticoscinemaRodrigo de HaroSeCArteTV UFSCUFSCZeca Nunes Pires