Departamento de Engenharia do Conhecimento recebe novo espaço físico

03/05/2016 18:08
Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Na segunda-feira, 2 de maio, o Departamento de Engenharia do Conhecimento (dEGC), do Centro Tecnológico (CTC), recebeu novo espaço físico, onde funcionará seu Bloco Acadêmico. O Bloco 1, do Centro de Desportos (CDS), foi cedido ao dEGC, atendendo à sua antiga e crescente demanda por infraestrutura. Essa transferência foi viabilizada após a conclusão das obras do edifício administrativo do CDS, em outubro de 2015. Desde março, a direção e coordenadorias do CDS funcionam no novo prédio.

O evento ocorreu às 16h, com discursos de autoridades e descerramento de placa. O subchefe de departamento do dEGC, professor José Leomar Todesco, ressaltou que a reivindicação por novos espaços existe desde a criação do programa de pós-graduação, em 2004, reforçada com a criação do departamento, em 2008. “Enquanto docentes e alunos, estamos na universidade de passagem. Mas deixamos como legado o que produzimos e as edificações. Compartilhamos, agora, a alegria de recebermos um espaço físico, algo que tanto almejamos. Nós nos esforçaremos para ocupá-lo da melhor forma possível, produzindo o máximo de conhecimento possível.” O professor acrescenta que o programa de pós-graduação conquistou o conceito 5 na CAPES, o que também foi um estímulo para buscarem infraestrutura mais adequada. “Esse espaço é apenas o começo. Vamos continuar buscando novos espaços para, futuramente, buscarmos também a construção de um novo prédio para o dEGC”.

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O diretor do Centro Tecnológico (CTC), professor Sebastião Roberto Soares, afirmou que o dEGC é um departamento muito produtivo, mas com uma deficiência de espaço para alunos e professores desenvolverem suas pesquisas. “Esse é um momento esperado há muito tempo. Esse prédio não está ainda à altura do departamento, mas já vai colaborar bastante e resolver parte do problema. Parabenizo toda a equipe e espero que vocês não se satisfaçam. A insatisfação é um motor importante para a conquista de objetivos.”

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

A vice-reitora Lúcia Helena Martins-Pacheco manifestou alegria e argumentou que, desde o início da gestão, houve grande esforço para resolver os problemas de infraestrutura da universidade: “Sabemos que vocês merecem mais do que isso, mas esse espaço já é suficiente para que possam avançar. Desejo muito sucesso e proveito acadêmico”. A reitora Roselane Neckel rememorou todo o histórico da demanda de espaço pelo dEGC, apontando os obstáculos enfrentados ao longo de sua gestão na tentativa de atender todas as reivindicações e necessidades da universidade. O vice-diretor do Centro de Desportos (CDS), Luciano Lazzaris Fernandes, finalizou os discursos felicitando os novos ocupantes do prédio: “Espero que vocês possam aproveitar tanto quanto nós aproveitamos”.

Mais informações no site do EGC.

 

Daniela Caniçali/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: CDSCTCdEGCDepartamento de Engenharia do ConhecimentoEGCinauguraçãoinfraestruturanovo espaçoUFSC