UFSC na mídia: 3º AnimaCatarina premia criadores de animação e games em Florianópolis

25/11/2015 15:51

Trabalhos dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Univali foram os vencedores da terceira edição do AnimaCatarina.

O festival de animação e games, ocorreu entre segunda (23) e terça-feira (24) em Florianópolis. Entre as atrações, estava o encontro com o criador da Globolinha, Anderson Pessanha, do núcleo de arte da Globo.

Esta foi a 3ª edição do evento, que pela primeira vez incluiu o desenvolvimento de jogos. O evento foi criado para apresentar projetos de acadêmicos nas áreas de design, animação, cinema, jogos, artes, além de promover o aprendizado e troca de informações entre estudantes, professores e profissionais.

Durante os dois dias, foram apresentados os finalistas em mostras de animação e de games. Também foram feitas palestras com especialistas e apresentados produtos, como o o jogo criado para a Defesa Civil para projetar enchentes, do Laboratório Experimental de Desenvolvimento de Jogos (LabEx) da Univali.

Animação

Os trabalhos apresentados durante o evento foram premiados nas categorias animação e games, por votação popular e especialistas.

A melhor animação, segundo especialistas, foi o trabalho dos alunos da UFSC, Gold but Old, que se destacou pela técnica de computação gráfica 3D.

A melhor animação, segundo a votação popular, foi Planetário, um trabalho dos estudantes da UFPEL, da região Sul do Rio Grande do Sul.

Cada um dos trabalhos vencedores recebeu um ano do software canadense ToonBoom Harmony e o livro Criatividade S.A, concedido pela Belli Studio de Blumenau, no Vale do Itajaí.

Games

O melhor game, segundo os especialistas, foi Regime fechado, de alunos da Univali. E o melhor game, segundo a votação popular, foi para Warrior Bee, também da Univali.

Todas as animações podem ser vistas no canal do AnimaCatarina e os jogos baixados na página oficial do festival.

Fonte: G1, de 25/11/2015

Tags: 3º AnimaCatarinaanimaçãogamesUFSC