Nova gestão do DCE assume falando em pluralidade e negociação

03/07/2015 17:40

Posse da gestão Por toda a UFSC - Foto Henrique AlmeidaA chapa “Por Toda a UFSC” tomou posse do Diretório Central dos Estudantes da Universidade na noite da quinta-feira, 2 de julho, em cerimônia no Auditório do CSE. Entre as prioridades citadas pela nova presidente, Esther Monzú, estão as lutas pela regulamentação das associações atléticas, medidas responsáveis pela segurança no campus, qualidade de ensino e permanência e negociações com a administração central e comando de greve para reabertura do Restaurante Universitário e da Biblioteca Central.

Monzú é estudante do 3º semestre de Farmácia e tem 19 anos. Natural de São Paulo, começou a participar do movimento estudantil quando entrou na UFSC. É diretora-geral do Centro Acadêmico de seu curso e foi coordenadora de Assuntos Estudantis da “Dias Melhores”, que dirigiu o DCE no mandato 2014-2015. “Nosso desafio é representar a pluralidade, os diversos pensamentos que existem na UFSC. Queremos fazer movimento estudantil consequente e propositivo, apresentando soluções”, diz.

Na mesa da cerimônia, estavam presentes também o presidente da gestão anterior, Bruno Magnus, que transmitiu o cargo, a secretária Estadual de Assistência Social, Angela Albino, o vice-presidente da UCE, Henrique Barros, o pró-reitor de extensão, Edison da Rosa, como representante da Reitoria, o diretor social da Liga das Atléticas, Jonathan Machado, e o diretor do Centro de Ciências Jurídicas, Luis Carlos Cancellier de Olivo, como representantes dos professores. Na platéia havia ainda outros diretores de centro, coordenadores de cursos e chefes de departamento, além de muitos integrantes da chapa vencedora.

Posse da gestão Por toda a UFSC - Foto Henrique AlmeidaA eleição para o mandato 2015-2016 do DCE Luís Travassos foi realizada na última quinta-feira, 18 de junho, com votação em todos os campi. Por Toda a UFSC era a Chapa 1, composta por 168 estudantes de todos os campi da UFSC. Eles receberam 4.326 votos, dos quais foram descontados 2,5% porque representantes da chapa percorreram salas de aula no dia do pleito para pedir votos – o que é proibido. Ainda assim, a soma superou os 3.352 votos da Chapa 2, “Nada Será como Antes”, e os 93 votos da Chapa 3, “DCE É pra Lutar”.

Fábio Bianchini/Jornalista/Diretoria Geral de Comunicação/Agecom
Fotos Henrique Almeida/Diretoria Geral de Comunicação/Agecom