Conselho Universitário nomeia Grupo de Trabalho para organizar consulta sobre a EBSERH

11/03/2015 11:27

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC, em sua primeira sessão extraordinária de 2015, nesta terça-feira, dia 10, definiu o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela realização de consulta pública sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O plebiscito será uma consulta à comunidade sobre a adesão ou não do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) à Empresa. A consulta servirá como mais uma fonte de informações para subsidiar a decisão final sobre a questão, que será do Conselho Universitário.

O GT é formado por seis membros do CUn, dois representantes docentes – Alacoque Lorenzini Erdmann e George Luiz França –, dois representantes dos técnicos-administrativos em educação – Ricardo José Valdameri e Luciano Antonio Agnes –, e dois representantes discentes – Marcus Vinicius dos Santos e Paula Vieira Parreiras Gomes.

Dentre as atribuições do Grupo estão definições sobre a logística do processo de consulta, a cédula de votação e a participação da comunidade. O plebiscito depende do apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que trabalha a princípio com a data de 29 de abril para a realização da consulta.

Outras pautas

A reitora Roselane Neckel, que preside o CUn, abriu a primeira sessão do ano com um comentário a respeito da situação orçamentária das universidades públicas brasileiras. Roselane tranquilizou os conselheiros dizendo que a Administração Central está agindo com cautela e que, no final de 2014, já tomou medidas para gerir a possível diminuição no volume de recursos destinados à Universidade.

“Em comparação ao quadro de outras universidades federais, a UFSC conseguiu uma gestão orçamentária que permitiu que ficássemos em uma situação relativamente tranquila. Estamos gerenciando da melhor forma e aguardando a aprovação da Lei Orçamentária Anual, assim como os dirigentes de outras instituições, e buscando, em primeiro lugar, manter a tranquilidade”, enfatizou.

O CUn apreciou também a minuta de Resolução Normativa que dispõe sobre o regulamento do processo de concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) na carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) no âmbito da Universidade. A minuta foi aprovada por um parecer técnico do Ministério da Educação e, após os ajustes recomendados, será publicada no Boletim Oficial da UFSC.

Os conselheiros debateram, ainda, a respeito das regras para a realização de consulta à comunidade para a escolha de reitores. A decisão sobre a matéria será na próxima sessão, a ser realizada na terça-feira, dia 17.

 

Mayra Cajueiro Warren

Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação