Conselho Universitário debate consulta à comunidade para a escolha de reitores

11/03/2015 11:22

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC, em sessão extraordinária nesta terça-feira, dia 10, debateu os pareceres original e de vistas sobre a revisão e atualização das normativas em torno da consulta informal à comunidade universitária para a escolha de reitores. A decisão sobre a questão ficou agendada para a próxima sessão do Conselho, a ser realizada na terça-feira, dia 17.

O parecer original sobre o relatório foi elaborado pelo conselheiro Paulo Pinheiro Machado e apresentado na sessão do CUn realizada em 16 de dezembro de 2014. Na ocasião, o conselheiro Gregório Varvakis pediu vistas do processo. Varvakis solicitou, ainda, por meio de diligência, em 18 de dezembro de 2014, que a Procuradoria Federal junto à UFSC elaborasse também seu parecer técnico quanto a uma série de questões. Durante a sessão desta terça-feira, dia 10, Varvakis apresentou seu parecer de vistas.

Muitos conselheiros se manifestaram sobre os pareceres, que analisam, além das normas para a escolha de dirigentes da Universidade, os resultados apresentados no relatório do Grupo de Trabalho instituído pelo CUn em dezembro de 2013.

A reitora Roselane Neckel, que preside o CUn, ressaltou a importância do debate e da definição clara, por parte do Conselho, a respeito das normas para a escolha de reitores. Roselane enfatizou a necessidade de leitura atenta dos pareceres, em especial o posicionamento técnico da Procuradoria Federal, que, segundo ela, representa uma proteção jurídica do processo eleitoral dentro da Universidade.

“É muito importante que nós recomendemos quais parâmetros devem ser seguidos. Temos uma decisão a ser tomada e, quanto mais demoramos a decidir, pior. É importante que este órgão, que é responsável por encaminhar ao MEC a nossa lista tríplice, tenha clareza que o processo de consulta pública para eleição de reitores tenha sido feito dentro de critérios com que este Conselho concorda”, frisou a reitora.