Campo Atlético da UFSC é inaugurado com presença de ministro

26/03/2015 20:32

Um espaço democrático dividido entre atletas de alto rendimento e comunidade acadêmica: assim é o Campo Atlético CDS/UFSC, inaugurado na tarde de quinta-feira, 26 de março, na Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante da Rede Nacional de Treinamento em atletismo, a nova pista teve investimento de R$ 7,7 milhões do Ministério do Esporte e será certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) na classe 2. A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, além de representantes do governo estadual e da prefeitura de Florianópolis.

Placa marca inauguração oficial da nova pista da UFSC. Fotos: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC

Placa marca inauguração oficial da nova pista da UFSC. Foto: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC

“O que estamos pisando pela primeira vez é resultado do esforço e trabalho coletivo de muitas pessoas, um sonho e uma história com mais de 30 anos”, frisou emocionada a reitora da UFSC, Roselane Neckel. Ela é filha do professor aposentado do Centro de Desportos da UFSC, que lecionava atletismo, Willibaldo José Neckel, homenageado com uma placa durante a cerimônia, e lembrou que professores e alunos usavam até enxada na conservação da antiga pista de carvão da Universidade. “É um carinho que vai além da compreensão. Essa nova pista é para todos que derramaram o suor na antiga. Vamos celebrar este grande equipamento coletivo, partilhem conosco esta felicidade”.

Presente à cerimônia, o ministro do Esporte, George Hilton, destacou a necessidade da implantação de políticas públicas para fomentar a atividade física. “O maior legado que eventos como a Copa e as Olimpíadas podem deixar é imaterial, despertar em cada cidadão, em qualquer rincão do país, o desejo de praticar esporte”.

Professor aposentado de atletismo, Willibaldo foi homenageado

Professor aposentado de atletismo, Willibaldo foi homenageado. Foto: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC

Hilton destacou a necessidade da implantação do Sistema Nacional do Esporte, nos moldes do que acontece com Educação e Saúde, onde cada ente federativo tem uma responsabilidade definida. Ele se comprometeu com a revitalização de diversos espaços esportivos da UFSC, como quadra de tênis, campo de areia, ginásios e quadras poliesportivas, além dos vestiários. “As universidades têm papel fundamental no desenvolvimento do esporte. Queremos seguir o exemplo dos Estados Unidos, onde elas não formam apenas alunos, mas também atletas”.

Quem também se emocionou no evento foi o diretor do Centro de Desportos (CDS), Edison Roberto de Souza, idealizador do projeto de renovação da pista. “Foi uma luta de cinco anos, agora concluída. Equipes universitárias e clubes de atletismo poderão usufruir a nova estrutura. Projetos de iniciação ao esporte e extensão permitirão o acesso da comunidade a este ambiente”. Uma nova pista de carvão ao lado do Campo Atlético ficará disponível para todos 24 horas por dia, ressaltou. Edison.

“Foi uma luta de cinco anos, agora concluída"

Edison: “Foi uma luta de cinco anos, agora concluída” Foto: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, apontou que “antes da Copa, ninguém dava bola para pistas como a da UFSC. Selecionamos as universidades para receber investimentos de peso, porque é nelas que irão ser formados os profissionais do futuro para trabalhar a juventude e os atletas”.

Representante do Brasil em três Olimpíadas, Sérgio Galdino afirmou que a nova pista da UFSC é uma vitória do atletismo de Santa Catarina. “Eu ganhei um campeonato juvenil aqui, conhecia o local e vejo que agora será uma referência para nossos atletas. Precisamos desenvolver o trabalho pedagógico. Sem educação física, o esporte não evolui”.

O Centro Acadêmico de Educação Física fez um protesto por melhores condições nas instalações do CDS. “O CAEF não é contra a reforma, mas questionamos a prioridade dos investimentos para megaeventos. As quadras estão há 30 anos sem reformas”, disse a representante dos acadêmicos Marina Neves. O presidente do DCE, Bruno Magnus, afirmou que a revitalização das quadras não deixará a pista de atletismo como algo isolado dentro da universidade. Temos a comunidade acadêmica e a dos bairros vizinhos que utilizam esses espaços, mas eles necessitam de reformas”.

O coordenador técnico da União Catarinense de Atletismo, Anderson Chaves, acompanhou de perto a todas as etapas da construção. “É um sonho antigo de gente como eu, que correu aqui nos anos 1990, ver esta pista renovada”. Ele estava com um grupo de atletas que hoje treina numa pista de terra com apenas 200 metros. “Esta é a melhor pista de Santa Catarina, nós precisamos dela para treinar num nível mais avançado, os atletas estão alucinados para correr aqui”.

A pista da UFSC vai integrar a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo. Com a pista de 400 metros de extensão e oito raias, a UFSC é uma das sedes selecionadas como opção de treinamento e aclimatação para as Olimpíadas Rio 2016. A estrutura é coberta com borracha natural do tipo Mondo. O espaço pode abrigar provas de corrida, saltos em altura, distância e triplo, arremesso de peso e lançamentos de dardo, martelo e disco. A projeção de atendimento após a inauguração é de 500 pessoas por semana, entre estudantes, comunidade externa à Universidade e atletas. As normas para utilização da pista serão as mesmas das para uso de outros espaços do CDS, com convênios e parcerias para projetos de extensão, como a piscina, e serão submetidas em breve ao Conselho Universitário (CUn).

Estiveram presentes à cerimônia o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, representando o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Dilnei Preve Bittencourt, representando o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior; a secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Angela Albino; diretores de centro, pró-reitores e secretários.

Autoridades prestigiaram a inauguração da pista da UFSC.

Autoridades prestigiaram a inauguração da pista da UFSC.

 

Caetano Machado/ Jornalista da Agecom/DGC/UFSC

 

 

 

 

 

Assista ao Universidade já – Pista Atletismo:

Mais informações: www.cds.ufsc.br

Tags: Campo Atlético CDS/UFSCCDSGeorge HiltonIAAFMinistério do EsporteSérgio GaldinoUFSC