Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSC é aprovado por unanimidade

12/12/2014 10:00

PDIO Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi aprovado por unanimidade durante a sessão extraordinária do Conselho Universitário (CUn) desta terça-feira, 9 de dezembro. O PDI é um instrumento que compõe o planejamento estratégico e é utilizado no processo de avaliação da instituição.

O PDI compreende as estratégias, diretrizes e políticas a serem seguidas para que a Universidade alcance seus objetivos e metas em um período de cinco anos (2014 – 2019). O documento é composto por quatro capítulos: Perfil Institucional; Projeto Pedagógico Institucional; Organização e Gestão; Inovações e Interações Institucionais. Durante a deliberação do CUn, foram acrescentadas informações ao Plano, que será disponibilizado à comunidade no site da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), após os ajustes.

Na UFSC, o PDI foi elaborado por duas comissões, nomeadas em junho deste ano pela Proplan e pelo Gabinete da Reitoria. As comissões atuaram de forma independente na elaboração do PDI e do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). O trabalho contou, ainda, com as contribuições da comunidade universitária durante uma consulta pública, realizada de 8 de setembro a 10 de outubro, em que foram recebidas 181 sugestões, das quais 125 foram aceitas. Houve também audiências abertas à comunidade, para receber mais sugestões e apresentar o documento. A última dessas audiências ocorreu em 20 de outubro.

Alguns conselheiros lamentaram a pouca participação da comunidade universitária durante as audiências. Outros observaram que os objetivos delineados no PDI têm caráter genérico. O pró-reitor da Proplan, Antonio Cezar Bornia, explicou que o PDI é um documento de planejamento de médio prazo e traz os objetivos genéricos desdobrados em metas mais específicas. Além disso, o pró-reitor esclareceu que as metas serão desdobradas em ações no Planejamento Anual, documento de planejamento estratégico de curto prazo, com metas e ações planejadas pelas unidades que compõem a Universidade.

Bornia acrescentou, ainda, que são documentos complementares ao PDI o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI), o Plano de Logística Sustentável (PLS) e o Plano Diretor da UFSC. “Temos vigentes o PLS e o PDTI, e esperamos poder inserir a metodologia do Plano Diretor na pauta do Conselho Universitário já no início de 2015, pela própria urgência de se definir a ocupação do espaço físico do campus”, esclareceu.

O relator da matéria no Conselho, Gregorio Varvakis, ressaltou, em seu parecer, a necessidade de acompanhamento da execução do PDI e de integrar as ações planejadas junto aos diferentes segmentos da comunidade universitária.

A reitora Roselane Neckel, que preside o CUn, acrescentou que as metas do Plano Nacional de Educação estão presentes no PDI. “Temos ali descritas a visão social e missão maior da Universidade, que são a formação de pessoas e a produção de conhecimento. O PDI não acaba aqui, com essa aprovação. A efetividade do planejamento depende da continuidade do processo, por isso vamos estudar instituir uma comissão para o acompanhamento do PDI”, destacou Roselane.

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: conselho universitárioCUnPDIplano de desenvolvimento institucionalProplanUFSC