Trabalho de conclusão de curso da UFSC é finalista em prêmio nacional
O trabalho de conclusão de curso “Estudo das propriedades físicas de oleogel de cera de cana-de-açúcar em óleo de soja”, de Isadora Martins Pontalti, estudante da nona fase do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação da professora Jane Mara Block, do Departamento de Ciências Agrarias da UFSC, está entre os finalistas do 4º Prêmio Henri Nestlé.
As análises para a conclusão do projeto foram realizadas na Universidade de Guelph, no Canadá, durante o período em que a aluna esteve no país pelo programa do governo federal Ciência sem Fronteiras. O oleogel – tema de sua pesquisa – é, basicamente, um óleo vegetal estruturado para adquirir propriedades físicas que o permitam ser usado para substituir as gorduras hidrogenadas como margarinas – mas sem gorduras trans e com baixos teores de gorduras saturadas.
A premiação funciona da seguinte maneira: o aluno envia um resumo do trabalho, e os 10 melhores são escolhidos; seus autores são então convidados a enviar o trabalho completo, e três finalistas são eleitos. Isadora participa da categoria I, que abrange trabalhos de alunos que ainda estão na Universidade, graduados, pós-graduandos e pós-graduados lato sensu. Os autores dos três melhores resumos são convidados a apresentar o trabalho na cidade de São Paulo para disputar o 1°, 2° e 3° lugares, no dia 27 de agosto, com as despesas pagas.
A estudante não conhecia o prêmio, mas assim que dele soube resolveu participar. “Descobri o concurso por acaso na internet, e decidi enviá-lo (o trabalho) porque o tema do projeto era bem inovador e aproveita o maior resíduo agroindustrial brasileiro, a cera de cana-de-açúcar”.
Mais informações sobre o Prêmio Henri Nestlé e seus finalistas estão no site http://www.nestle.com.br/phn/
Andressa Prates/ Estagiária de Jornalismo/ UFSC
andressa.pratesfreitas@gmail.com
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC