Bolsistas do programa de qualificação docente chegam ao Timor-Leste
No mês de maio, chegaram ao Timor-Leste 49 bolsistas do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) e quatro do Projeto Pró-Mobilidade da AULP/Capes, os quais atuarão no país em ações focadas no ensino de língua portuguesa e na formação de docentes de diversas áreas e níveis.
Para se ter uma ideia do impacto do PQLP, em 2013, cerca de 2 mil timorenses passaram por formações promovidas pelos bolsistas do Programa. Essas ações contam com a parceria da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) e do Instituto Nacional de Formação Docente e Profissionais da Educação (Infodepe), e apoio da Embaixada Brasileira em Díli, capital do Timor-Leste.
A Coordenação Acadêmica do PQLP, realizada pelos professores da UFSC Suzani Cassiani , Irlan von Linsingen e Silvia Coneglian, e os articuladores pedagógicos realizaram na semana passada no Timor-Leste, uma formação com os novos bolsistas, apresentando os principais eixos do programa, as bases teórico-metodológicas, as demandas educacionais e uma imersão ao curso de Tétum, língua falada pela maioria dos timorenses. Todo esse esforço tem o objetivo de contribuir com a implantação da Língua Portuguesa e a emancipação daquele país.
Mais informações: PQLP