UFSC sedia primeiro congresso internacional sobre Linguagem e Direito

12/12/2013 09:20

“Linguagem e Direito – Construindo Pontes” é o primeiro congresso internacional sobre este tema, que ocorre de 11 a 13 de dezembro, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus principal de Florianópolis. O evento é organizado pela Associação de Linguagem e Direito dos Países de Língua Portuguesa (Alidi) e pela International Association of Forensic Linguists (IAFL); promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) e em Estudos da Tradução (PGET), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e conta com o apoio da Capes, Fapesc, Alesc e Artificial Intelligence and Computer Science Laboratory (LIACC).

As línguas oficiais do evento serão português e inglês – não haverá tradução simultânea –, sendo que haverá ao menos uma atividade em cada um desses idiomas ao mesmo tempo durante o evento.

Estão confirmadas as presenças do superintendente da Polícia Federal em Santa Catarina, delegado Clyton Eustáquio Xavier, e do perito criminal federal Alexander Tadeu Das Neves Belarmino. Outros confirmados são Larry Solan, da Brooklyn Law School; Ricardo Molina de Figueiredo, perito em fonética forense e diretor técnico do Instituto de Pesquisa em Som, Imagem e Texto Ltda (IpesitT); e Virgínia Colares, da Universidade Católica de Pernambuco, entre outros importantes pesquisadores da área.

O congresso conta, ainda, com a organização e participação do professor Malcolm Coulthard, um dos maiores especialistas em linguística forense do mundo, da Universidade de Birmingham e, atualmente, professor visitante da UFSC.

Mais informações e inscrições no site http://www.nupdiscurso.cce.ufsc.br/congresso2013/pt.

Tags: CCELinguagem e Direito – Construindo PontesPós-graduação em Estudos da TraduçãoPós-Graduação em InglêsUFSC