Pesquisadores lançam obra sobre biodiversidade da Costa Esmeralda

25/09/2013 20:08

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina lançam no dia 10 de outubro a obra “Biodiversidade da Costa Esmeralda – Um patrimônio natural”,  que traz o levantamento da fauna e da flora em unidades de conservação (UC) dos municípios de Itapema, Bombinhas e Porto Belo, litoral de Santa Catarina. O lançamento será às 19h no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC.

Participam como autores cerca de 50 professores e alunos da UFSC. Editado pela Simbiosis Empresa Júnior de Ciências Biológicas, a obra reúne em 144 páginas os resultados de pesquisas realizadas pelo projeto Parques e Fauna. O projeto gráfico, desenvolvido pela Uipi Empresa Júnior de Design, valoriza as imagens captadas durante o projeto e que retratam a riqueza da biodiversidade da região.

O projeto Parques e Faunas foi criado em 1998 e é coordenado pelo pesquisador Maurício Eduardo Graipel, do departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Ao longo do projeto os pesquisadores realizaram o inventário da biodiversidade em unidades de conservação nos três municípios. O projeto também contribuiu para criar UCs em Itapema, elaborar uma proposta de planejamento e gestão de uma área de proteção ambiental em Porto Belo e elaborar um plano de manejo em uma UC em Bombinhas.

O livro faz um balanço das principais ações deste projeto. Além disso, busca conscientizar sobre a importância das unidades de conservação, despertar a curiosidade, admiração e respeito pela natureza. A obra também visa refletir sobre a importância do envolvimento universitário nas iniciativas de criação e manutenção de Unidades de Conservação e outras medidas de proteção ao Meio Ambiente.

Durante o evento de lançamento, será apresentado o documentário “Area de Preservação Ambiental – APA do Araçá de Porto Belo”, que foi elaborado pela empresa júnior de jornalismo Comunica!, com base em projeto organizado pela Simbiosis. No evento também será realizada a cerimônia de posse da diretoria executiva da empresa, que em 2013 completa nove anos.

Serviço

O quê: lançamento do livro “Biodiversidade da Costa Esmeralda – Um patrimônio natural”

Quando: 10 de outubro de 2013, às 19h

Onde: Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sobre a obra:

– Edição: Simbiosis Empresa Júnior de Ciências Biológicas

-Organizadores: Maurício Eduardo Graipel, Carolina Mallmann Erbes, Erica Naomi Saito,Felipe Moreli Fantacini

– Revisão: Paulo Roberto Petersen Hofmann

– Tratamento de imagens, projeto gráfico e diagramação: Uipi Empresa Júnior de Design da UFSC

– Numero de páginas:144

– Valor: R$10