UFSC na Mídia: Prefeitura quer integrar anel cicloviário às obras de duplicação da Edu Vieira

10/07/2013 13:43

Projeto da UFSC que prevê construção de 10 quilômetros de ciclovias foi apresentado nesta terça-feira ao prefeito

Sem opção, ciclista divide espaço com veículos em um dos acessos à universidade. Foto: Marco Santiago/ND

A integração da duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira a um anel cicloviário projetado para ligar a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) aos bairros de seu entorno, pode ser a aposta de mobilidade de execução mais rápida na Capital. A ideia foi anunciada nesta terça-feira, dia 9, pelo prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) após reunião em seu gabinete com a reitora da instituição, Roselane Neckel, que apresentou o projeto de ciclovias.

O projeto piloto apresentado pela universidade prevê a construção de 10 quilômetros de ciclovias no interior do campus interligadas aos bairros Itacorubi, Santa Mônica, Pantanal, Trindade, Carvoeira, Córrego Grande e a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Assim que prontas, as vias seriam integradas com outras, existentes ou projetadas para a cidade, como a da Beira-mar Norte.

A sugestão já está com o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano) que fará um estudo de viabilidade técnica. As conclusões da análise e a incorporação à proposta da Edu Vieira vão ser apresentadas ao conselho universitário da UFSC.

A intenção do prefeito, além de obter o aval do conselho universitário  é aproveitar os R$ 20 milhões do PAC 2, já garantidos para a duplicação da via, na execução do projeto. “Com esse circuito, ao invés de uma obra viária de dois quilômetros [da Edu Vieira] teremos uma obra cicloviária de 10 quilômetros. Não podemos desperdiçar esses recursos”, comentou.

Universidade quer pactuar

O custo previsto para o projeto apresentado pela universiade, segundo a reitora Roselana Neckel, é de aproximadamente R$ 2,1 milhões. “Como a instituição não tem esse recurso queremos pactuar com prefeitura e Governo Federal para que isso aconteça”, comentou.

O projeto de ciclovia passa pelo entorno da praça Santos Dumont, na Trindade, onde a estudante de oceanografia, Lylyan Karlinski Gomes, de 20 anos, morreu na última segunda-feira, dia 1º. Ela pedalava pelo local quando foi atingida por um ônibus, a Polícia Civil investiga o caso. “A universidade é o grande equipamento da coletivo da comunidade, mas não pode interferir no espaço que está fora do limite federal. A segurança do trânsito nesse local é responsabilidade do município”, reiterou Roselane.

Fonte: Edinara Kley – Notícias do Dia – Publicado em 09/07/13 22:53 

Veja também: Duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira deve sair do papel (RBS TV – Jornal do Almoço – 10 de julho de 2013)

Tags: cicloviaduplicaçãoEdu VieiraFlorianópolisprefeituraUFSC