Salim Miguel é tema de palestra no Congresso Internacional em Crítica Genética

18/06/2013 13:00

Salim Miguel. Foto: Rosane Lima/ND

O 11º Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG), sediado na UFSC, traz nesta quarta-feira, 19 de junho, das 18h às 19h, no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), palestra com a professora Luciana Rassier sobre a obra do jornalista e escritor Salim Miguel.

Sobre a palestrante Luciana Rassier

– Estuda a obra de Salim Miguel desde 2004 e cotraduziu um de seus romances, publicados na França. Foi professora universitária de Tradução, Literatura e Cultura brasileiras na França durante mais de 15 anos;

– Com Jean-José Mesguen, cotraduziu os romances Pequod, de Vitor Ramil, e Primeiro de Abril, narrativas da cadeia, de Salim Miguel, publicados pela editora francesa L’Harmattan (2003; 2007), e fez a adaptação e a tradução em língua francesa de filmes catarinenses, como A antropóloga (2011) e Mulher azul (2010);

– Codirigiu o livro João Guimarães Rosa: mémoire et imaginaire du sertão-monde (Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2012);

– Publicou vários textos no Brasil e no exterior sobre literatura brasileira e comparada, dentre os quais trabalhos sobre a obra de Raduan Nassar, de Salim Miguel e sobre o Grupo Sul (Círculo de Arte Moderna de Santa Catarina);

– Participa de grupos de pesquisa no Brasil e no exterior e coordena o Núcleo de Estudos Canadenses da UFSC.

– Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC, desenvolvendo pesquisa sobre  literatura e cinema; alteridades e imigração.

Congresso da APCG

Com o tema “A Crítica Genética na América do Sul: Pesquisas e Perspectivas”, o 11º Congresso da APCG iniciou nesta terça-feira, 18 de junho de 2013, e vai até o dia 21 nos auditórios do Centro Socioeconômico (CSE) e do CCE, da UFSC.

Para aqueles que não poderão estar presentes no evento, as conferências do período da manhã, das 8h30 às 11h50, serão transmitidas por videoconferência no endereço www.videoconferencia.cce.ufsc.br.

Além de conferências, o evento terá simpósios, minicursos com os professores convidados, mesas-redondas e lançamentos de livros. Confira a programação.

O evento espera reunir pesquisadores que trabalham com a temática da Crítica Genética, área da literatura que busca compreender as gêneses de uma obra literária. As pesquisas neste campo investigam os mecanismos da produção, buscando elucidar os caminhos seguidos pelo escritor até o nascimento da obra. O interesse da Crítica Genética está voltado para o processo criativo artístico. As pesquisas são feitas em cadernos de anotações, diários, correspondências, manuscritos e outros documentos que registram as marcas do escritor.

A crítica genética brasileira tem se destacado nas últimas décadas no cenário internacional por uma ampliação dos seus âmbitos de reflexão, pesquisa e aplicação. Além do literário, foram então incluídos processos de estudo de tradução, inclusive de tradução intersemiótica, educação, inclusão social, etc. É essa peculiaridade especificamente brasileira dentro do cenário da crítica genética sul-americana, que será divulgada no evento, sem esquecer sua relação com a crítica genética de matriz francesa, num diálogo construtivo que potencialize e não amenize as diferenças de cada um.

No Congresso serão divulgadas as pesquisas dos inúmeros núcleos brasileiros e internacionais que lidam com acervos de autores sul-americanos, ou que estão desenvolvendo projetos de pesquisa inovadores e caracterizados pela reflexão crítica sobre processos de criação em geral. Visa-se, com isto, fortalecer a identidade da crítica genética na América do Sul, sua visibilidade e reconhecimento no plano internacional. O Congresso pretende também intensificar as colaborações com núcleos de pesquisa da America Latina para mapear a atuação da crítica genética contemporânea no nosso continente e estabelecer políticas comuns e ações para a sua divulgação.

Com esse intuito, estarão reunidos geneticistas e pesquisadores, de várias áreas e procedências, de acervos para confrontar suas pesquisas numa troca verdadeira que possa ir além dos encontros formais de um evento acadêmico internacional. Cada simpósio terá um número máximo de 12 participantes.

Serviço

O quê: 11º Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG)

Quando: 18 a 21 de junho de 2013

Onde: Auditórios do Centro Socioeconomico (CSE) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), da UFSC.

Mais informações: http://www.congresso.apcg.com.br/apresentacao.html.

 

Tags: CCECongresso Internacional dos Pesquisadores em Crítica GenéticaCSELuciana RassierSalim MiguelUFSC