UFSC sedia encontro de Física e Astronomia na próxima semana

19/04/2013 11:07

Entre os dias 24 a 26 de abril, a Universidade Federal de Santa Catarina será a sede do I Encontro da Pós-Graduação em Física e Astronomia, que tem como objetivo promover o contato científico de pesquisadores e estudantes de Física da UFSC e universidades brasileiras, além de países da América do Sul. É a primeira vez que Santa Catarina sedia um encontro de pós-graduação sobre o tema. Toda a programação será no Auditório da Reitoria.

Os temas do encontro vão desde a física de partículas até as observações de galáxias. A palestra de abertura será com o professor da Universidade Federal Fluminense, Paulo Murilo.

Uma das palestras confirmadas está o relato do impacto da criação de um observatório astronômico na cidade catarinense de Videira. No início o observatório foi visto com ceticismo pela comunidade tradicionalmente agrícola. Hoje é um espaço consolidado e reconhecido, recebendo turistas do estado e de outras regiões brasileiras.

Outra palestra será a de pesquisadores da UFSC que estão colaborando para incrementar um banco de dados mundial e público sobre as propriedades físicas de galáxias.

Os participantes também poderão conhecer uma pesquisa que apresenta um modelo de rede que tenta imitar o crescimento de um tumor cancerígeno. Outra palestra irá explicar o funcionamento do Large Hadron Collider (LHC), localizado na fronteira da Suíça com a França e que é o maior e mais potente acelerador de partículas já construído.

O encontro ainda contará com seminários de curta duração e uma seção de painéis com relatos de pesquisadores participantes. O evento tem apoio da UFSC, Capes e CNPq.  As inscrições são gratuitas.

Serviço:
O quê:  I Encontro da Pós-Graduação em Física e Astronomia