UFSC passa a oferecer doutorado em Agroecossistemas

08/03/2013 11:00

Agricultura sustentável tem sido tema de pesquisa de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas. Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina está autorizada a oferecer a partir deste ano o curso de doutorado em Agroecossistemas. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 6 de março, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que publicou a listagem das propostas aprovadas de cursos de pós-graduação. Este será o 54º programa de doutorado oferecido pela UFSC, que também conta com 57 mestrados acadêmicos e 12 mestrados profissionais.

O doutorado em Agroecossistemas da UFSC surge com o conceito 4 e faz parte da área “Ciências Ambientais”, criada recentemente pela Capes. O edital que irá selecionar os novos alunos de doutorado dever ser lançado ainda este ano. Serão abertas até seis vagas. As áreas de concentração são: Desenvolvimento Rural e Sociedade, Agroecologia e Desempenho Socioambiental em Processos Produtivos.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas existe desde 1995 e atualmente possui 70 alunos matriculados no Mestrado Acadêmico e no Mestrado Profissional. No início de 2012, a coordenação do Programa entrou com o processo para oferecer o doutorado.

“Desde que foi criado, o programa recebe alunos de Santa Catarina, de outros estados brasileiros e também de países da América Latina, como Colômbia, Equador, Uruguai e Cuba, por exemplo”, explica a subcoordenadora do PPGA, professora Maria José Hötzel. “Ao longo do tempo o programa foi evoluindo para um perfil mais acadêmico, com pesquisas na área de agricultura sustentável”, completa. De acordo com Maria José, um dos destaques do programa são as colaborações internacionais que os professores estabelecem com pesquisadores da Europa, Estados Unidos e América Latina.

Mais informações:
Pós-Graduação em Agroecossistemas
Fone: (48) 3721-5341 ou 3721-4740
E-mail: ppga@contato.ufsc.br

Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Fone: (48) 3721-9284

Laura Tuyama / Jornalista da Agecom / UFSC
laura.tuyama@ufsc.br 

Fotos: Henrique Almeida / Agecom / UFSC
henrique.almeida@ufsc.br 

Tags: agroecossistemasCCAdoutoradopós-graduaçãoPPGAUFSC