Direito e Democracia em debate na UFSC

23/10/2012 16:17

Começa nesta terça-feira, dia 23, e vai até o dia 26 de outubro, sexta-feira, o Seminário Direito e Democracia, promovido pelo PET de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A conferência de abertura será sobre o tema “Governo, movimentos sociais e estado de exceção na democracia”, às 19h30, com Edson de Almeida Teles, professor de Filosofia Política na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e mediação de Ricardo Pazello, professor de Antropologia Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.

A proposta do seminário é discutir assuntos que estão na pauta do dia dos movimentos sociais, como a criminalização das lutas, a democracia, a truculência da polícia, a globalização econômica e suas implicações no movimento popular, assim como as alternativas que vão sendo construídas no âmbito no novo constitucionalismo e no avanço das lutas comunitárias.

Na quarta-feira pela manhã, dia 24 de outubro, a partir das 9h30min, Henrique Soares Carneiro, professor de História Moderna da Universidade de São Paulo, fala sobre “A crise mundial e os impasses da esquerda e dos movimentos sociais: indignação, ocupação ou revolução?” A jornalista do Iela/UFSC, Elaine Tavares, participa como debatedora. Ainda na quarta, duas outras grandes conferências prometem trazer importantes elementos para pensar a realidade. Às 17h, Francisco de Oliveira, professor aposentado da Universidade de São Paulo, fala sobre “Que quer dizer democracia hoje?”, tendo como debatedor Edmundo de Arruda, professor da UFSC, e às 19h30min, é a vez de Virgínia Fontes, professora da Pós-Graduação em História da UFF, apresentar a temática “A função da democracia liberal na perpetuação do capital-imperialismo”, na qual o professor Waldir José Rampinelli, do Iela/UFSC, é o debatedor.

Confira a programação completa.

Tags: CCJDireito e DemocraciaPET DireitoseminárioUFSC