Em obras e danificado pela chuva, Centro de Eventos é fechado temporariamente

04/06/2012 14:38

O Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina foi interditado na manhã desta segunda-feira, dia 4/6, por causa do alagamento de vários setores provocado pela chuva que começou na madrugada. Foram fechadas a praça de alimentação, a livraria Livros & Livros, a agência do banco Santander, as lojas e a parte administrativa. A água tomou conta do prédio porque a empresa que fazia a troca da cobertura retirou as telhas no fim de semana sem levar em conta o risco de chuva, que era prevista desde quinta-feira. O diretor do Departamento de Cultura e Eventos, Waldoir Valentim Gomes Jr., acredita que será possível reabrir os restaurantes e cafés amanhã, terça-feira, quando a energia for religada, mas os demais setores dependem de obras emergenciais e da melhoria nas condições do tempo. A empresa Salve, responsável pelo serviço, estima em oito dias úteis o prazo para a conclusão dos trabalhos, que só serão retomados quando a chuva parar. “Não temos ideia de quando a situação será normalizada”, afirmou o diretor.

Veja o vídeo do Universidade Já da UFSC TV:

Livraria Livros & Livros- maior prejuízo do alagamento

O maior prejuízo ficou a Livros & Livros, que perdeu milhares de volumes. “A perda é incalculável”, disse o proprietário, Daniel Mayer. Além dos livros inutilizados, ele sofre com a impossibilidade de atendimento ao público e com o peso dos custos operacionais, porque a casa tem 18 empregados. “Todos os livros da parte da frente foram atingidos”, afirmou a gerente administrativa da livraria, Pétula Rodrigues. Se a infiltração continuar, há também o risco de queda do teto, feito em gesso acartonado, e de alagamento do subsolo, onde está o escritório.

A troca da cobertura foi contratada pelo Departamento de Obras e Manutenção Predial (Domp) para eliminar as goteiras existentes no edifício, inaugurado em 2004. As obras começaram na sexta-feira, mas a empresa executora, sediada em Ituporanga (SC), não retirou o telhado por módulos, repondo-os um a um, preferindo remover os seis módulos. Também foi verificado que havia a necessidade de reforço estrutural numa das laterais do prédio. “Eles não seguiram o cronograma estabelecido para o trabalho”, garante o diretor Waldoir Gomes Jr.

De acordo com o engenheiro Alexandre Maestri, do Domp, um processo administrativo será instaurado para levantar os danos, dando o direito de defesa à empresa contratada. Uma junta vai analisar todas as informações e é possível que a Salve seja multada e impedida de participar de outras licitações, de acordo com o que prevê a lei 8.666 (Lei das Licitações).

O diretor do Departamento de Cultura e Eventos, Waldoir Gomes Jr., diz que o total desligamento da energia teve o objetivo de garantir a segurança no prédio e especialmente das pessoas que estão tentando remover a água empoçada e colocando lonas de contenção. Os setores administrativos foram menos afetados, mas estão parados pela impossibilidade de usar os computadores e telefones. E os eventos programados deverão ser transferidos para outros locais ou datas, mesmo que o auditório tenha sido pouco atingido.

A empresa – O engenheiro Nelson Achiles, da empresa Salve, esteve no período da manhã no Centro de Eventos e constatou o tamanho dos estragos feitos pela chuva. Ele afirmou que a obra precisa de pelo menos oito dias úteis para ser entregue, incluindo dois dias para a montagem e colocação da estrutura em arco que ocupará a parte superior do prédio, com a ajuda de um guindaste de 80 toneladas. “Isso só será possível com tempo bom”, ressalvou.

O engenheiro deu a entender que o guindaste não chegou antes, agilizando os trabalhos, porque seu aluguel custa R$ 15 mil por dia. “Chegamos a discutir a ideia de fazer a nova cobertura sobre a antiga, retirando esta posteriormente, mas isso acabou não acontecendo”, disse.

Nesta terça-feira (05/6) o Gabinete da Reitoria instala uma comissão de sindicância para apurar as responsabilidades pelos problemas apresentados na execução da obra.

Mais informações com o diretor do Departamento de Cultura e Eventos, Waldoir Valentim Gomes Jr., pelo fone (48) 9645-6418.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom.

Fotos: Carla Costa/equipe Agecom.

Tags: alagamentoCentro de Cultura e EventoschuvaUFSC