UFSC promove fórum para estimular a leitura e a escrita

01/12/2011 17:29

Será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o primeiro Fórum Cátedra UNESCO MECEAL para o Desenvolvimento da Leitura e da Escritura, com apoio da Capes. As conferências serão realizadas na Sala Machado de Assis (407), Prédio B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e no auditório da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).

O fórum é destinado a professores e alunos de graduação e pós-graduação que tenham interesse no desenvolvimento da leitura e da escrita. Para participar, deve ser feita inscrição, gratuita, antecipadamente através do e-mail inscricaocatedra@gmail.com. Serão emitidos certificados de participação.

A abertura oficial do fórum será às 9h da quarta-feira, 7, na Sala Machado de Assis (CCE), com a assinatura solene do convênio entre a Universidad del Valle e a UFSC. A conferência de abertura, “Incidencia de intervención pedagógica en el mejoramiento de la compressión y producción textual”, será às 10h, com a fundadora e diretora da Cátedra UNESCO para leitura e escritura na América Latina, professora Maria Cristina Martinez Solís. Também serão conferencistas os professores Luis Eduardo Miranda Esquerre (Peru), Sergio Ariel Serrón Martínez (Venezuela), Giovanni Parodi (Chile) e Leonor Scliar Cabral (UFSC).

A Cátedra UNESCO MECEAL foi criada com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade da educação na América Latina. Com sede na Universidad del Valle, na Colômbia, é uma rede internacional entre pesquisadores de várias universidades. Atualmente, os países que integram a rede são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico e Venezuela.

O convênio com a UFSC começou a ser implantado no final de 2009, com a iniciativa da professora emérita Leonor Scliar Cabral, que participou de um congresso da cátedra na Venezuela e decidiu trazer a ideia para a universidade. Uma das preocupações da professora é com os altos índices de analfabetismo funcional, mesmo entre os estudantes. Ela conta que dentro da universidade, temos ainda 1% dos estudantes com analfabetismo funcional de nível rudimentar, ou seja, aqueles que conseguem apenas compreender títulos e frases curtas. “Um dos objetivos da cátedra é despertar a atenção para a importância da leitura e da escrita em qualquer curso da universidade, não só para os cursos de letras”, explica Leonor.

Em julho de 2010 foi desenvolvido o projeto “Leitura e produção de texto na universidade”, sob o patrocínio do Programa de Formação Continuada para Professores (Profor), com a participação de mais de 60 alunos, doutores recém concursados, em estágio probatório. A segunda edição do curso teve início em agosto de 2011. Está prevista também a implantação dos Laboratórios de Leitura para o primeiro semestre de 2012.

Confira a programação.

Mais informações pelo endereço inscricaocatedra@gmail.com ou pelo telefone (48) 3721-9288 com as professoras Leda ou Viviane.

Por Carolina Lisboa/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: escritafórumleituraUFSC