10ª Sepex: Confira a programação cultural desta sexta

20/10/2011 17:01

A 10º edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC,  que vai até 22 de outubro na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), chega nesta sexta ao seu terceiro dia. A programação completa está em  http://sepex.ufsc.br/programacao/

A Sepex é uma mostra de centenas de projetos nas áreas de educação, saúde, tecnologia, comunicação, meio ambiente, trabalho e direitos humanos. E é claro, a cultura não poderia ficar de fora. Por meio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, várias exibições de dança, música e teatro serão apresentadas no Palco da Lona.

Confira as atrações culturais do terceiro dia da Sepex

SEXTA FEIRA, 21 DE OUTUBRO

9h30min – Ciranda do Flor – apresentação infantil com professor de música Alexandre Nery, coordenadora pedagógica Seandra Mello e crianças da escola CEI Flor do Campus – UFSC.

10h – Rimas, Poesias e Pão-Por-Deus – uma aproximação ao mundo das palavras, com crianças matutino do NDI-UFSC. Coordenação: professora Jodete Bayer Gomes Fullgraf.

10h20min – A força da música em movimento – apresentação de brincadeiras cantadas, com várias turmas do período matutino do NDI-UFSC. Coordenação: professoras Flora Bazzo Schmidt e Lizyane Francisca Silva dos Santos.

11h – Pife na Manga – apresentação musical do grupo formado por estudantes da UFSC, interessados em pesquisar a música da cultura das Bandas de Pífano do Nordeste brasileiro. Com repertório de músicas próprias e de grandes artistas e mestres da música popular, trabalha, principalmente, com os ritmos dançantes Marcha, Baião, Ciranda, Caboclinho e Xote. Integrantes: Ivan Vendemiatti e Fernanda Bauzys (pife), Eduardo Vidili, Guilherme Tebet e Nego Téo (percussão).

12h30min – Grupo Açor Sul Catarinense – apresentação de dança do grupo da cidade de Sombrio. Com 12 anos de história, destaca-se entre os grupos de dança folclórica açoriana do Sul do Brasil. Atuante em festivais de folclore, apresentou-se no Arquipélago dos Açores/Portugal. Faz parte da Casa da Cultura de Sombrio, instituição que integra o Conselho Deliberativo do NEA/UFSC. Coordenação: Clair Fermiano.

14h15min – Cantigas em Roda – apresentação infantil com professor de música Alexandre Nery, coordenadora pedagógica Seandra Mello e crianças da escola CEI Flor do Campus – UFSC.

14h45min – Itaguaí é Aqui – apresentação teatral numa reinvenção da peça “O Alienista”, de Machado de Assis. Em estilo “besteirol profundo”, busca provocar sorrisos, risos, gargalhadas, mas, ao mesmo tempo, gerar desconforto, espanto, mergulhos nas profundezas de si mesmo. Trata-se, enfim, de uma celebração da potência da vida. O Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS é um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC, em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria Municipal de Saúde – Florianópolis. Coordenação: professor Marcos Eduardo Rocha Lima (Marquito).

15h45min – Milongas Urbanas – apresentação musical (violão e voz) e percussão, com os alunos da UFSC, e criadores do projeto cultural, Jéferson Dantas (CED) e Pablo Mizraji (CFH). Repertório no estilo da MPB com composições próprias.

16h15min – Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade do CDS/UFSC – apresentação da coreografia Farinhada. Coordenação: Professora Marize Amorim Lopes.

16h30min – Dança do Maculelê – apresentação de dança com adultos, jovens e crianças da comunidade remanescente do quilombo da Aldeia, em Garopaba. Coordenação: Manoel dos Passos e Zenair Lemos.

17h – Seresteiros da Ilha – apresentação do grupo de canto Seresteiros da Ilha, do Centro Estudantil do NETI / PRPE da UFSC, com músicas do repertório popular brasileiro. Regente: Nilzon Aguiar. Coordenação: Eddy Frantov.

17h30min – Nós e vozes em: Um presente do passado – apresentação musical do grupo formado por estudantes cantores da UFSC e cantores da comunidade. Releitura de temas de filmes que marcaram a juventude dos anos 80 e 90, além de paródias com propagandas comerciais e um apanhado da música popular brasileira da mesma época. Repertório em formato de arranjo vocal. Coordenação: Paulo Moreira (Paulo Sol).

18h15min – Dança do Ventre – apresentação de coreografias de dança clássica e moderna árabe, com professora e alunas. Coreografias e bailarinas: Clássica “Bassen y Amany”, com Amanda Picoli; Moderna, com Amanda Picoli; Clássica “Sensações”, com Náiade Scharkey; Clássica, com Daiana Lopes; Dança Solo de Derbak / Improviso, com Daiana, Náiade, Amanda e o músico Fernando (Participação Especial). Náiade Scharkey é bailarina e professora do projeto Práticas Corporais, do CDS/UFSC, coordenado pela professora Cristiane Ker.

Confira a programação completa dos quatro dias da Sepex no endereço:  http://sepex.ufsc.br/programacao/

Acompanhe a divulgação da Sepex:

– Sepex oferece exames e orientação sobre diabetes e doenças cardiovasculares

10ª Sepex: Confira a programação cultural desta sexta

– Palestra nesta sexta aborda Química da Pré-História ao Século XXI

– Laboratório de Robótica da UFSC expõe robô bípede humanóide na Sepex

– Estande na Sepex quebra mitos sobre consumo de produtos de origem animal

– Estudantes de escolas públicas trocam experiências na SEPEX

Estudo avalia a presença de glúten na farinha de mandioca

Projeto orienta carroceiros sobre como cuidar de seus cavalos

– Núcleo apresenta na Sepex estudo sobre educação indígena

Pesquisa avalia o nível de atividade física em portadores de HIV

– Estande sobre células-tronco mostra pesquisas realizadas em laboratório da UFSC

– Programa Sinapse da Inovação Operação SC III será apresentado nesta quinta

– Educação ambiental em ONG no Morro da Penitenciária é exposto em estande da Sepex

– PET Pedagogia chama atenção pela luta contra o câncer de mama na Sepex

– Laboratório produz mudas de alta qualidade para produtor rural de SC

– 10ª Sepex abre com expectativa de atrair mais de 50 mil visitantes

– Mudanças climáticas, desastres naturais e previsão de riscos são temas de workshop nesta quinta-feira

– Maquetes táteis são expostas na 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Visitantes da Sepex têm mesa interativa com jogos de ciência

– Conhecimento de pescadores pode ajudar Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

– Vulcões e o Ano Internacional da Química? Blog Ciência Para Todos explica a química da erupção

– 5ª Semana de Cinema da UFSC de 17 a 22 de outubro

– Gestão Social é tema de minicurso a ser ministrado durante a Sepex

– Fapesc participa da Sepex

– CEPED/UFSC participa da 10ª SEPEX

– A presença de répteis e anfíbios na ecologia catarinense é tema de estande da 10ª Sepex

– Comunicação Educativa Organizacional terá minicurso na 10ª Sepex

– Estande sobre latim traz a Boca da Verdade e o Túnel das Palavras

Mesa-redonda na Sepex discute legado do  ”Príncipe dos Observadores”

– Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 2011 será entregue nesta quarta-feira

– Cientistas mirins e pesquisadores da UFSC se integram na Sepex

– Outubro também é mês de “festa da ciência”

– Comissão organizadora divulga orientações a expositores e ministrantes de minicursos na Sepex

– Palestra debate desafios da Terceira Idade

– Abertas inscrições para minicursos na 10ª Sepex

– Aloísio Nelmo Klein é Destaque Pesquisador do Centro Tecnológico

– Semana de Cinema tem bate-papo com João Moreira Salles e Eduardo Coutinho

– Fapesc leva rede nacional de pesquisa à Sepex

– UFSC convida escolas a programarem visitas a seu “circo da ciência”

– Newton Carneiro da Costa Junior é Destaque Pesquisador do Centro Sócio-Econômico

– Estudantes que participarem de palestras na Sepex receberão certificados

– Centro de Ciências Físicas e Matemáticas homenageia professor Ruy Exel Filho

– Na mídia: Revista Ciência Hoje destaca pesquisa da UFSC

– UFSC reconhece trajetória de professor do Direito Ambiental

– UFSC homenageia pesquisadora que colabora com a padronização de mapas táteis

– UFSC busca padrão de mapas para pessoas cegas

– UFSC homenageia pesquisador dos “clones verdes”

– Prêmio Destaque Pesquisador homenageia samurai da ciência brasileira

Tags: 10ª Sepexatrações culturais