Gestão Social é tema de minicurso a ser ministrado durante a Sepex

17/10/2011 11:13

O minicurso “Da gestão estratégica para a gestão social: a vez e a voz da cidadania!”, oferecido pelo Grupo de Estudos em Gestão Social da Universidade Federal de Santa Catarina, será uma das atrações da programação da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que acontece esta semana no campus da Trindade.

O curso integra o projeto Gestão Social: Ensino, Pesquisa e Prática, do Departamento de Ciências da Administração, e será ministrado na quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, das 14h às 18h, na sala 202 (segundo andar) do Centro Sócio-Econômico. Há 25 vagas para cada dia, e as inscrições podem ser feitas no site da Sepex (www.sepex.ufsc.br).

Segundo os organizadores, o curso tem o objetivo de “contextualizar, de modo deliberativo e reflexivo, os fundamentos teóricos da Gestão Social, posicionando-a como forma de repensar seu papel nas estruturas sociais vigentes”. A meta é oferecer condições de aprendizagem para apoiar a formação de lideranças comunitárias sensíveis aos desafios da contemporaneidade, críticas em relação às transformações sociais e comprometidas com o desenvolvimento social de sua localidade.

O minicurso será dividido em três momentos pedagógicos, sendo que a primeira sessão envolverá exposição dialogada, contemplando a estrutura teórico-conceitual do tema. Na segunda sessão, serão apresentados diferentes casos inspiradores de organização e emancipação social, e por fim, no terceiro momento, será desenvolvida oficina, procurando fomentar a discussão e a reflexão sobre as possibilidades de intervenção dos atores sociais na realidade em que estão inseridos.

O público-alvo do curso são os agentes sociais, lideranças comunitárias e profissionais de diversas áreas e demais interessados, incluindo graduandos e mestrandos. Entre os temas estão definições sobre Gestão Social (fundamentos teóricos e metodológicos, senso comum, correntes teóricas), possibilidades de aplicação no espaço e no tempo, além de análise de estudos de casos.

Cidadania deliberativa – O Grupo de Estudos em Gestão Social, liderado pelo professor Luis Moretto Neto, com o auxílio do professor Paulo Otolini Garrido, teve o projeto Gestão Social: Ensino, Pesquisa e Prática aprovado pela Capes (edital Pró-Administração) em 2008. Moretto Neto informa que o grupo vem desenvolvendo o projeto Incubadora de Gestão Social, baseada nos valores da inclusão, participação, bem comum, respeito, preocupação e comprometimento com os saberes, anseios e necessidades da comunidade local, proposta que objetiva aproximar a universidade da comunidade catarinense, além de diminuir a distância entre os departamentos acadêmicos.

Ele acredita que parcerias com o governo do Estado e com outras instituições de ensino superior darão maior amplitude ao projeto, que, baseado nos princípios da cidadania deliberativa, atuará com base em prioridades a serem estabelecidas pela sociedade civil.

Mais informações em http://gestaosocial.paginas.ufsc.br ou com os professores Lus Moretto Neto (9983-6451) e Paulo Garrido (9971-4737).

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom

Tags: gestãosepex