Estudo avalia a presença de glúten na farinha de mandioca

20/10/2011 09:16

A avaliação da presença de glúten na farinha de mandioca é o tema da pesquisa feita pela estudante do Curso de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, Gisele de Campos Ferreira, que está sendo apresentada no 21º Seminário de Iniciação Científica (SIC), durante a 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo conferiu se a presença desta proteína em diferentes marcas era igual à informada no rótulo do produto.

Foram testados três tipos de farinha: flocada, torrada e grossa. No resultado, 66% das farinhas do tipo flocada confirmaram valores acima dos permitidos pela legislação brasileira para produtos rotulados como ausentes de glúten, e 33% das torradas apresentaram a mesma situação. Somente as do tipo grossa estavam dentro do permitido.

O glúten é uma mistura de proteínas encontradas principalmente no trigo, cevada e centeio. A doença celíaca é a intolerância permanente ao glúten, causada pela atrofia total ou parcial das vilosidades da mucosa do intestino delgado proximal, prejudicando a absorção de nutrientes. O tratamento é feito através da exclusão total do componente na dieta.

A conclusão do estudo é de que como a mandioca é naturalmente sem glúten, há a necessidade de um controle de qualidade mais rigoroso das Boas Práticas de Fabricação (BPF) pelas indústrias, para evitar a contaminação cruzada destes alimentos. O correto é que a linha de produção dos alimentos sem glúten seja separada das demais.

A Sepex faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Mais informações: gicaferreira1@hotmail.com

Por Carolina Lisboa/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

Acompanhe a divulgação da Sepex:

Estudo avalia a presença de glúten na farinha de mandioca

Projeto orienta carroceiros sobre como cuidar de seus cavalos

– Núcleo apresenta na Sepex estudo sobre educação indígena

Pesquisa avalia o nível de atividade física em portadores de HIV

– Estande sobre células-tronco mostra pesquisas realizadas em laboratório da UFSC

– Programa Sinapse da Inovação Operação SC III será apresentado nesta quinta

– Educação ambiental em ONG no Morro da Penitenciária é exposto em estande da Sepex

PET Pedagogia chama atenção pela luta contra o câncer de mama na Sepex

– Laboratório produz mudas de alta qualidade para produtor rural de SC

– 10ª Sepex abre com expectativa de atrair mais de 50 mil visitantes

– Mudanças climáticas, desastres naturais e previsão de riscos são temas de workshop nesta quinta-feira

– Maquetes táteis são expostas na 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Visitantes da Sepex têm mesa interativa com jogos de ciência

– Conhecimento de pescadores pode ajudar Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

– Vulcões e o Ano Internacional da Química? Blog Ciência Para Todos explica a química da erupção

– 5ª Semana de Cinema da UFSC de 17 a 22 de outubro

– Gestão Social é tema de minicurso a ser ministrado durante a Sepex

– Fapesc participa da Sepex

– CEPED/UFSC participa da 10ª SEPEX

– A presença de répteis e anfíbios na ecologia catarinense é tema de estande da 10ª Sepex

– Comunicação Educativa Organizacional terá minicurso na 10ª Sepex

– Estande sobre latim traz a Boca da Verdade e o Túnel das Palavras

Mesa-redonda na Sepex discute legado do  ”Príncipe dos Observadores”

– Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 2011 será entregue nesta quarta-feira

– Cientistas mirins e pesquisadores da UFSC se integram na Sepex

– Outubro também é mês de “festa da ciência”

– Comissão organizadora divulga orientações a expositores e ministrantes de minicursos na Sepex

– Palestra debate desafios da Terceira Idade

– Abertas inscrições para minicursos na 10ª Sepex

– Aloísio Nelmo Klein é Destaque Pesquisador do Centro Tecnológico

– Semana de Cinema tem bate-papo com João Moreira Salles e Eduardo Coutinho

– Fapesc leva rede nacional de pesquisa à Sepex

– UFSC convida escolas a programarem visitas a seu “circo da ciência”

– Newton Carneiro da Costa Junior é Destaque Pesquisador do Centro Sócio-Econômico

– Estudantes que participarem de palestras na Sepex receberão certificados

– Centro de Ciências Físicas e Matemáticas homenageia professor Ruy Exel Filho

– Na mídia: Revista Ciência Hoje destaca pesquisa da UFSC

– UFSC reconhece trajetória de professor do Direito Ambiental

– UFSC homenageia pesquisadora que colabora com a padronização de mapas táteis

– UFSC busca padrão de mapas para pessoas cegas

– UFSC homenageia pesquisador dos “clones verdes”

– Prêmio Destaque Pesquisador homenageia samurai da ciência brasileira

“Antes eu achava que universidade era só para pessoas com maior poder aquisitivo, que era um sonho distante. E a gente está provando que não é”. É assim que Charles Constantino, de 16 anos, resume a mudança de visão de mundo pela qual passou desde que se tornou um bolsista do Pibic-EM, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio, financiado pelo CNPq.
Tags: Glútenmandiocamarcas