UFSC Explica: dark web

11/08/2022 15:30

Dark web é o tema do novo episódio da série de vídeos UFSC Explica. Três pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de diferentes áreas do conhecimento, abordam questões como segurança, anonimato e privacidade on-line em um mundo cada vez mais conectado e no qual os dados dos usuários se tornaram moeda de troca.

Quais as diferenças entre deep e dark web? O que garante o anonimato dos usuários da dark web? Como acessá-la? Quem e o que podemos encontrar por lá? Essas e outras perguntas são respondidas ao longo do vídeo.

Conheça os entrevistados:

Barbara Idaerla Santos Calderon: é bacharela e mestra em Relações Internacionais pela UFSC, além de estudante da graduação em Sistemas de Informação da mesma instituição. Seu mestrado teve foco em Economia Política Internacional, e sua dissertação incidiu-se sobre a área de intersecção entre as Relações Internacionais e os Sistemas de Informação. Em 2017, publicou o livro Deep e dark web: a internet que você conhece é apenas a ponta iceberg, pela editora Alta Books. Poder, economia política internacional, cibercultura e atuações do Estado e da sociedade na esfera cibernética estão entre seus interesses de pesquisa.

Enrique Muriel-Torrado: professor no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC. É graduado em Biblioteconomía y Documentación e licenciado em Documentación pela Universidad de Extremadura, mestre em Documentación Digital pela Universitat Pompeu Fabra e mestre e doutor em Información Científica pela Universidad de Granada. Sua área de pesquisa abrange temas como direitos autorais, copyright, copyleft, desinformação, sociedade da informação e serviços e ferramentas em unidades de informação.

Jean Everson Martina: professor do Departamento de Informática e Estatística e membro do Laboratório de Segurança em Computação (Labsec) da UFSC. Possui graduação e mestrado em Ciências da Computação pela UFSC e doutorado em Ciências da Computação pela University of Cambridge. Atua principalmente nos seguintes temas: assinaturas digitais, sistemas operacionais embarcados, execução segura de código, proteção de chaves criptográficas, computação forense, formalização de protocolos, verificação formal, modelagem de cerimônias de segurança e projeto de software seguro.

Confira abaixo o vídeo, também disponível no canal da UFSC no Youtube.

Tags: dark webUFSCUFSC ExplicaUniversidade Federal de Santa Catarina