Centro de Cultura e Eventos recebe a exposição ‘Recortes Urbanos’

24/04/2018 15:02

O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC recebe nesta terça, 24 de abril, a exposição “Recortes Urbanos”, da artista Susana Bianchini. A mostra permanece até o dia 25 de maio de 2018 e pode ser visitada gratuitamente de segunda à sexta feira das 8h às 20h.

Susana Bianchini se apropria do cotidiano, configura um pensamento por meio de imagens e cria uma poética alicerçada na antropologia cultural. Permite ao observador redescobrir a cidade, a arquitetura existente e pulsante, recheada de nuances e cores. Ordena vivências, convertendo-as em códigos simbólicos e dissemina os resultados por meio da pintura.

Ao se debruçar sobre o centro histórico de Florianópolis e captar momentos de rara beleza, a artista vê o que a maioria não percebe, ou não quer perceber – o outro – aquele ou aquilo que não me pertence, que não quero que faça parte de mim. Assim, com um “clic”, registra o instante e usa como suporte para a pintura. Sob seu olhar, pela ação do recorte e edição de imagens, os personagens anônimos – transeuntes, moradores de rua, vendedores ambulantes, animais domésticos e o próprio espaço urbano – são ressignificados e um diálogo, antes inexistente, se apresenta.

Na exposição Recortes Urbanos, a artista traduz em poesia a obscuridade e a poluição visual, uma espécie de caos de onde surge um outro e, ao mesmo tempo, nós mesmos.

Sobre a artista

Susana Bianchini (1958) nasceu em Brusque (SC), mas vive e trabalha em Florianópolis. Formou-se em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em 1999. Tendo trabalhos em desenho, escultura e pintura, nos últimos anos, atraída pela fotografia, vem explorando este meio para o desenvolvimento da pintura.  Entre as mostras que já participou, se destacam as realizada na Fundação Cultural BADESC , Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Museu Alfredo Andersen (Curitiba),  Pavilhão do Instituto Internacional Juarez Machado (Joinville),  PARTE – Feira de Arte Contemporânea  no Paço das Artes/USP (São Paulo), Ámbito Cultural El Corte Inglês (Santander, Espanha), Centro Cultural Municipal Palacio Marqués de Albaicín de Noja, (Cantábria, Espanha) e Maison Du Bresil, em Paris.

O quê: Exposição “Recortes Urbanos” de Susana Bianchini
Onde: Espaço Expositivo – Centro de Cultura e Eventos da UFSC – piso térreo
Quando: de 24 de abril a 25 de maio de 2018 | segunda à sexta feira das 8h às 20h
Informações: (48) 3721-8718 | dceven@contato.ufsc.br