Inscrições abertas para projetos Terapeutas da Alegria e Humanizarte
O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) da UFSC abre inscrições para os projetos de extensão Terapeutas da Alegria e Humanizarte. As inscrições devem ser feitas nesta quinta-feira, 19 de setembro, na Sala do Nuhas, 2º andar do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em cima do Xerox, das 17h às 19h. As inscrições serão por ordem de chegada e com vagas limitadas. Os interessados deverão ter disponibilidade de horário para reuniões semanais às quintas-feiras, das 17h30min às 18h30min.
Nuhas
O Nuhas conta com a participação de estudantes de diferentes cursos além de pessoas da comunidade. Por meio de seus dois projetos, utiliza a arte como elemento de transformação social e cultural e como ferramenta para promoção do bem estar e da qualidade de vida. Para isso realiza diversas ações visando formar indivíduos capazes de exercer sua criatividade para, através do domínio de teorias e técnicas ligadas ao uso do corpo, à expressão, ao domínio de artes e à utilização de processos culturais, agir terapeuticamente, ajudando seus semelhantes, promovendo a qualidade de vida, a humanização e o bem-estar social.
Projetos
Proporciona aos moradores do Centro de Convivência Santana oficinas de arte e vivencias para a desmecanização e humanização das relações ali estabelecidas.
Humanizarte-Caps
Proporciona a um grupo de usuários um espaço de convivência e diálogo que permite a troca de experiências de vida. Utiliza-se a arte como ferramenta facilitadora deste processo. Oficinas de dança, música e expressão corporal, ao mesmo tempo em que unem as pessoas, transformam suas histórias em produção de arte, fazendo com que um simples momento de conversa seja recriado com suas subjetividades.
Terapeutas da Alegria
Utilização da arte e da cultura por meio do personagem palhaço, como ferramentas terapêuticas para minorar o sofrimento das pessoas em hospitais, ao mesmo tempo em que transforma profundamente seus participantes, sensibilizando-os para questões centrais da vida humana.
Mais informações: nuhas.ufsc@gmail.com.