Projetos de Extensão ganham espaço no Currículo Lattes
A versão atualizada do Currículo Lattes, em vigor desde o início do mês de agosto, apresenta um espaço específico para que pesquisadores cadastrem suas atividades de extensão. A mudança é na aba “Projetos”, onde agora é possível inserir diretamente “Projeto de Extensão”. Em maio deste ano, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) encaminhou correspondência ao Presidente do CNPq solicitando contemplar a extensão universitária. No dia 20 de agosto, em reunião da Coordenação do Forproex com os diretores do CNPq Guilherme Sales Melo (Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais) e Manoel Barral Netto (Cooperação Institucional), além das mudanças na Plataforma Lattes, foi sugerido que o Conselho estude a possibilidade de implantação de bolsa produtividade em extensão.
De acordo com a Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFSC, Maristela Zimmer, a mudança é importante pelo reconhecimento que dará aos extensionistas. “Antes, como não havia um espaço para projeto de extensão, a busca por esses profissionais era muito difícil. Agora, além da aba própria, o pesquisador pode classificar suas atividades como artísticas ou culturais, por exemplo”, disse Maristela.
A novidade foi anunciada na abertura do 30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A UFSC foi representada por 40 professores e alunos, que assistiram ao evento e apresentaram trabalhos. A Pró-Reitoria de Extensão solicita aos extensionistas da UFSC que, dentro do possível, transfiram as informações relativas às atividades de extensão inseridas em outros campos para a nova aba “Projeto de Extensão”.
Mais informações com Maristela Zimmer pelo (48) 3721-9344 ou maristela.bortolini@ufsc.br.
Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo na Agecom
isadoracastanhel@gmail.com