UFSC Araranguá participa de encontro em Brasília e apresenta a necessidade de instalação de um Hospital Universitário

Durante o evento em Brasília, foram protocolados e entregues projetos de caráter estratégico. Foto: divulgação
A diretora do campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Melissa Negro Dellacqua, participou do 3º Encontro de Lideranças Municipalistas em Brasília, promovido pela Comissão de Legislação Participativa em parceria com o deputado federal Pedro Uczai, em setembro. Além do evento, a agenda incluiu reuniões institucionais em ministérios e com parlamentares, com a entrega do Plano de Necessidades para a instalação de um Hospital Universitário em Araranguá e apresentação de projetos em saúde e educação.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em uma das mesas de discussão, que também contou com a presença do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima. Na oportunidade, foram apresentados os projetos em desenvolvimento na UFSC Araranguá, com ênfase na relevância da conclusão do prédio da área da saúde. O Plano de Necessidades para a instalação de um Hospital Universitário em Araranguá foi entregue diretamente ao ministro. Também foi apresentado um projeto do curso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para análise e visualização de dados do DATASUS, com o objetivo de subsidiar decisões estratégicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Projetos com foco na capacitação de docentes da Educação Básica para o uso pedagógico e responsável da Inteligência Artificial Generativa foram apresentados no âmbito do Ministério da Educação (MEC). As iniciativas foram encaminhadas à Secretaria de Educação Básica do MEC e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de promover inclusão digital, inovação educacional e valorização da cultura científica. Além disso, ocorreram reuniões com a Coordenação-Geral da Secretaria de Educação Superior, voltadas a questões relacionadas aos servidores técnicos e à possibilidade de implantação do Hospital Universitário.
A agenda contemplou também a interlocução com parlamentares. À deputada federal Ana Paula Lima, foi apresentado um projeto sobre Letramento no Climatério e Menopausa, que se soma à parceria já existente em iniciativas de letramento em saúde. À deputada federal Geovania de Sá, foi exposto um projeto sobre Letramento em Luto Materno e Parental, que despertou interesse e resultou no compromisso de uma visita técnica ao campus.
A direção do campus avalia que a missão em Brasília consolidou importantes canais de diálogo institucional. Os resultados desta agenda poderão trazer benefícios diretos para a comunidade acadêmica em curto, médio e longo prazo, com novas oportunidades de pesquisa, ensino e extensão, bem como pela possibilidade de fortalecimento da infraestrutura do campus e ampliação da interação institucional em âmbito nacional.