Pré-Fase 2: Guia oferece ações e medidas para realização segura de atividades presenciais
*notícia atualizada em 22 de setembro, às 16h30
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou, na sexta-feira, 3 de setembro, um Guia de Orientações para apresentar procedimentos para a realização segura das atividades presenciais durante as etapas de preparação (Pré-Fase 2) e de retorno gradual das atividades presenciais (Fase 2). O documento apresenta quadros indicativos das medidas e ações que deverão ser tomadas em relação às atividades, ambientes e pessoas, classificadas a partir de definições como “remoto”, “presencial”, “suspenso” ou “restrito”.
>> Acesse aqui o Guia de Orientações (PDF)
>> As informações sobre os Grupos de risco foram atualizadas pela Portaria Normativa nº 409/2021/GR, publicada no Boletim Oficial da UFSC, no dia 14 de setembro.
Essas definições vão orientar os gestores na elaboração dos Planos de Atividades das respectivas unidades a partir do início da Pré-Fase 2, prevista para iniciar a partir de 20 de setembro. O início da nova fase pressupõe condições epidemiológicas compatíveis com o que foi decidido pelo Conselho Universitário em 2020: a diminuição dos casos e óbitos durante 15 dias; a ocupação de UTIs menor que 60%; e a Taxa de Transmissão (Rt) menor que 0,95 na na macrorregião do campus.
As atividades durante a Pré-Fase 2 serão presenciais para o menor número possível de pessoas, preservados os grupos de risco definidos pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp). Serão permitidas atividades de organização e preparação para as atividades semipresenciais da Fase 2.
Conheça abaixo as principais orientações:
AMBIENTES – Em relação aos ambientes, o Guia estabelece que locais fechados de ampla circulação, como auditórios e salas de reunião, deverão permanecer com atividades remotas, enquanto restaurantes e ginásios continuarão com atividades suspensas. Espaços abertos ao ar livre poderão ter atividade presencial, seguindo diretrizes de biossegurança específicas e normativas vigentes.
O acesso será restrito em ambientes como a Moradia Estudantil e alojamentos, pista de atletismo e quadras externas, salas de aula e laboratórios e salas administrativas.
Atividades de extensão, práticas de ensino e práticas de campo também terão restrições: deverão seguir diretrizes de biossegurança específicas e normativas vigentes ou estarão sujeitas aos parâmetros de medição da emissão de partículas. Copas, banheiros e outros espaços de uso coletivo deverão ter uso individual.
AMBIENTES |
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Ambientes | Pré-Fase 2 | Fase 2 | Observações |
Fechados de ampla circulação (auditórios, salas de reunião) | Remoto | Remoto | |
Abertos ao ar livre | Presencial | Presencial | Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes |
Restaurantes e ginásios | Suspenso | Suspenso | |
Moradia estudantil e alojamentos | Restrito | Restrito | Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes |
Pista de atletismo e quadras externas | Restrito | Restrito | Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes |
Salas de aula, laboratórios, e veículos institucionais | Restrito | Restrito | Sujeito aos parâmetros de medição da emissão de partículas |
Salas administrativas | Restrito | Restrito | Sujeito aos parâmetros de medição da emissão de partículas |
Copas, banheiros e outros espaços fechados de uso coletivo | Uso individual | Uso individual | Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes |
Atividades de extensão, práticas de ensino e práticas de campo | Restrito | Restrito | Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes |
ATIVIDADES – As atividades de ensino, na Pré-fase 2 e na Fase 2, ocorrerão de maneira remota ou de modo restrito. Aulas regulares seguirão em modo remoto. Já as atividades de disciplinas práticas e teórico-práticas poderão se desenvolver de modo restrito, após autorização da Câmara de Graduação e sujeitas aos parâmetros de medição da emissão de partículas.
O mesmo ocorre com as atividades em secretarias administrativas e laboratórios, atendimento externo, capacitação, formação e ações de prevenção à saúde, processos seletivos em geral e processos seletivos institucionais que tenham etapa presencial.
ATIVIDADES |
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Atividades | Pré-Fase 2 | Fase 2 | Observações |
Aulas presenciais regulares (*) | Remoto | Remoto | |
Atividades de Disciplinas Práticas e Teórico-Práticas | Restrito | Restrito | Conforme Resolução nº 90/CGRAD/2021 e sujeito aos parâmetros de medição da emissão de partículas |
Secretarias Administrativas e Laboratórios | Restrito | Restrito | Sujeito aos parâmetros de medição da emissão de partículas |
Atendimento externo | Restrito | Restrito | Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes |
Capacitação, Formação e Ações de Prevenção a Saúde | Remoto | Remoto | Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes |
Processos seletivos em geral | Restrito | Restrito | Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes |
Processos seletivos institucionais | Restrito | Restrito | Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes |
PESSOAS – Os servidores da UFSC terão situações diferenciadas nas fases de retomada das atividades presenciais. Muitos ainda deverão permanecer em trabalho remoto, desde que registrados junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).
Entre essas estão as gestantes, puérperas e lactantes, pais e mães com filhos em idade escolar, pertencentes a grupo de risco em razão de doença imunodepressiva ou ainda, Pessoa Com Deficiência (PCD) e servidores que coabitem com idosos ou portadores de doença crônica. Os estagiários também deverão permanecer em trabalho remoto, exceto aqueles com ciclo vacinal completo.
ANEXO
PESSOAS | ||
Perfil | Pré-Fase 2 e Fase 2 | Observações |
Servidores / servidoras com 60 anos ou mais que ainda não tomaram dose de reforço |
HÍBRIDO |
Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: computado automaticamente no Painel do Grupo de Risco (bases cadastrais do DAP/PRODEGESP) |
Com imunodeficiências ou com doenças preexistentes crônicas ou graves |
HÍBRIDO |
Instruções Normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: preencher autodeclaração e enviar os documentos que atestem a enfermidade para o e-mail perito.juntamedica@contato.ufsc.br |
Coabitação com pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19 | REMOTO | Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: preencher autodeclaração e enviar para o e-mail coronavirus.das@contato.ufsc.br |
Gestantes |
REMOTO |
Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020:enviar e-mail para cadastro.dap@contato.ufsc.br com as seguintes informações: a) Nome completo e número do SIAPE; b) Declaração/Atestado Médico informando da gestação ou cópia da página de identificação da Caderneta da Gestante; e c) Setor em que trabalha |
Lactantes |
REMOTO |
Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: informar essa condição seguindo as mesmas orientações descritas no item “Servidores que possuam filhos em idade escolar (0 a 12 anos completos)” |
Servidores / servidoras que possuam filhos/ dependentes em idade escolar (de 0 até 12 anos) |
HÍBRIDO |
Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: preencher a autodeclaração e enviar para o e-mail cadastro. dap@contato.ufsc.br |
Coabitação com pessoa com 60 anos ou mais que ainda não tomaram dose de reforço | HÍBRIDO | Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar para o e-mail cadastro. @contato.ufsc.br |
Coabitação com pessoa com imunodeficiências ou com doenças preexistentes crônicasou graves, relacionadas em ato do Ministério Saúde |
HÍBRIDO |
Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com os documentos solicitados para o e-mail coronavirus.das@contato.ufsc.br |
Coabitação com gestante | HÍBRIDO | Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com os documentos para diss.prodegesp@contato.ufsc.br |
Coabitação com lactante | HÍBRIDO | Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com os documentos para cadastro.dap@contato.ufsc.br |
Coabitação com pessoa com deficiência | HÍBRIDO | Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com os documentos para coronavirus.das@contato.ufsc.br |
Servidor / servidora com deficiência | HÍBRIDO | Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com o questionário (divulgado pelo Ofício Circular nº 007/PRODEGESP/ 2020) para pcd.prodegesp@contato.ufsc.br |
Observações | Pedidos para trabalho remoto dos servidores lotados no HU estão sendo analisados pelo e-mail riscos.servidoreshu@contato.ufsc.br e devem seguir as orientações da Superintendência do HU |
Orientações mais detalhadas nos links:
https://prodegespcoronavirus.ufsc.br/grupos-de-risco/
http://prodegespcoronavirus.paginas.ufsc.br/grupos-de-riscos-definidos-nas-instrucoes-normativas-editadas-pelo-ministerio-da-economia/
http://prodegespcoronavirus.paginas.ufsc.br/coabitacaogruposderiscoedeficiencia/
TESTAGEM – “Com relação à Política de Testagem e de Monitoramento da circulação de ar nos ambientes, a UFSC irá utilizar a expertise de Laboratórios e Pesquisadores(as) da Instituição, no sentido de apresentar metodologias e parâmetros que criem condições de segurança sanitária”, traz o texto do documento.
A testagem deverá iniciar em 20 de setembro e abrangerá cerca de 660 pessoas dos ambientes com atividades de ensino (NDI, Colégio de Aplicação, clínicas, aulas práticas); ambientes com alto número de pessoas em atividade presencial (Pró-reitorias e secretarias, Unidades administrativas e Biblioteca Universitária) e atividades com alto número de pessoas com contatos diversos, como os setores de obras e manutenção e segurança. A partir da data de início, a testagem deverá se estender às demais atividades em espaços administrativos, conforme os planos de atividades apresentados.
ETAPAS DE TESTAGEM |
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AMBIENTES | UNIDADES | PÚBLICO | PERÍODO |
Ambientes com atividade de ensino | NDI, Colégio de Aplicação, Clínicas, Aulas Práticas | 209 pessoas (docentes e STAEs) | Período inicial: 20 de setembro |
Ambientes com alto número de pessoas em atividade presencial | Pró-reitorias e secretarias, unidades administrativas | 252 pessoas (17 da PROAD, 21 da Pró-Reitoria de Graduação – Departamento de Administração Escolar, 94 da PRODEGESP e 120 da Biblioteca Universitária) | Período inicial: 20 de setembro
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Atividades com alto número de pessoas com contatos diversos | Obras, manutenção, segurança | 205 pessoas (172 da SEOMA e 33 da Secretaria de Segurança Institucional) | Período inicial: 20 de setembro
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Demais atividades | Espaços administrativos | A definir mediante planos de atividades | Período: a partir de 20 de setembro |
MONITORAMENTO – As ações de monitoramento serão realizadas concomitantemente à testagem. O processo de compra de equipamentos portáteis para distribuição aos Centros, a cargo da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), já foi iniciado.
Até o dia 20 de setembro serão realizados testes preliminares de mapeamentos da circulação de ar em salas no NDI, Colégio de Aplicação, nas clínicas e nos ambientes de aulas práticas. Os testes envolverão um trabalho conjunto de laboratórios de Engenharia Mecânica e Engenharia Sanitária, o Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp), a direção das Unidades e a Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico.
A partir de 20 de setembro os testes serão realizados também nas pró-reitorias e secretarias, nas unidades administrativas, nos ambientes de obras, manutenção e segurança e demais espaços administrativos. Ao mesmo tempo, o DAS/Prodegesp e a direção das unidades deverão iniciar o treinamento das equipes de levantamentos de dados. Os laboratórios e setores envolvidos nos testes preliminares e mapeamento das salas farão a identificação de procedimentos para levar a ação a outros centros da UFSC.
ETAPAS DE MONITORAMENTO |
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AÇÕES |
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Ação | Período | Unidades | Responsáveis |
Aplicação dos testes preliminares de mapeamento das salas | Até 20 de setembro | NDI, Colégio de Aplicação, clínicas, aulas práticas | Laboratórios EMC e ENS, DAS/PRODEGESP, Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico, Direção das Unidades
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A partir de 20 de setembro | Pró-reitorias e secretarias, UNIDADES administrativas | ||
A partir de 20 de setembro | Obras, manutenção, segurança | ||
A partir de 20 de setembro | Espaços administrativos | ||
Processo de compra de equipamentos portáteis para distribuição aos centros | Imediato | Todas | PROAD, SEPLAN |
Treinamento das equipes de levantamento de dados | A partir de 20 de setembro | Todas | DAS/PRODEGESP e Direção de Unidades |
Elaboração de identificações e procedimentos para ampliação para outros centros da UFSC | A partir de 20 de setembro | Todas | Laboratórios EMC e ENS, DAS/PRODEGESP, Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico |
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