Pré-Fase 2: Guia oferece ações e medidas para realização segura de atividades presenciais

20/09/2021 07:50

*notícia atualizada em 22 de setembro, às 16h30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou, na sexta-feira, 3 de setembro, um Guia de Orientações para apresentar procedimentos para a realização segura das atividades presenciais durante as etapas de preparação (Pré-Fase 2) e de retorno gradual das atividades presenciais (Fase 2). O documento apresenta quadros indicativos das medidas e ações que deverão ser tomadas em relação às atividades, ambientes e pessoas, classificadas a partir de definições como “remoto”, “presencial”, “suspenso” ou “restrito”.

>> Acesse aqui o Guia de Orientações (PDF)

>> As informações sobre os Grupos de risco foram atualizadas pela Portaria Normativa nº 409/2021/GR, publicada no Boletim Oficial da UFSC, no dia 14 de setembro.

Essas definições vão orientar os gestores na elaboração dos Planos de Atividades das respectivas unidades a partir do início da Pré-Fase 2, prevista para iniciar a partir de 20 de setembro. O início da nova fase pressupõe condições epidemiológicas compatíveis com o que foi decidido pelo Conselho Universitário em 2020: a diminuição dos casos e óbitos durante 15 dias; a ocupação de UTIs menor que 60%; e a Taxa de Transmissão (Rt) menor que 0,95 na na macrorregião do campus. 

As atividades durante a Pré-Fase 2 serão presenciais para o menor número possível de pessoas, preservados os grupos de risco definidos pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp). Serão permitidas atividades de organização e preparação para as atividades semipresenciais da Fase 2.

Conheça abaixo as principais orientações:

AMBIENTES – Em relação aos ambientes, o Guia estabelece que locais fechados de ampla circulação, como auditórios e salas de reunião, deverão permanecer com atividades remotas, enquanto restaurantes e ginásios continuarão com atividades suspensas. Espaços abertos ao ar livre poderão ter atividade presencial, seguindo diretrizes de biossegurança específicas e normativas vigentes.

O acesso será restrito em ambientes como a Moradia Estudantil e alojamentos, pista de atletismo e quadras externas, salas de aula e laboratórios e salas administrativas.

Atividades de extensão, práticas de ensino e práticas de campo também terão restrições: deverão seguir diretrizes de biossegurança específicas e normativas vigentes ou estarão sujeitas aos parâmetros de medição da emissão de partículas. Copas, banheiros e outros espaços de uso coletivo deverão ter uso individual.

AMBIENTES

Ambientes Pré-Fase 2 Fase 2 Observações
Fechados de ampla circulação (auditórios, salas de reunião) Remoto Remoto
Abertos ao ar livre Presencial Presencial Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes
Restaurantes e ginásios Suspenso Suspenso
Moradia estudantil e alojamentos Restrito Restrito Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes
Pista de atletismo e quadras externas Restrito Restrito Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes
Salas de aula, laboratórios, e veículos institucionais Restrito Restrito Sujeito aos parâmetros de medição da emissão de partículas
Salas administrativas Restrito Restrito Sujeito aos parâmetros de medição da emissão de partículas
Copas, banheiros e outros espaços fechados de uso coletivo Uso individual Uso individual Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes
Atividades de extensão, práticas de ensino e práticas de campo Restrito Restrito Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes

ATIVIDADES – As atividades de ensino, na Pré-fase 2 e na Fase 2, ocorrerão de maneira remota ou de modo restrito. Aulas regulares seguirão em modo remoto. Já as atividades de disciplinas práticas e teórico-práticas poderão se desenvolver de modo restrito, após autorização da Câmara de Graduação e sujeitas aos parâmetros de medição da emissão de partículas. 

O mesmo ocorre com as atividades em secretarias administrativas e laboratórios, atendimento externo, capacitação, formação e ações de prevenção à saúde, processos seletivos em geral e processos seletivos institucionais que tenham etapa presencial.

ATIVIDADES

Atividades Pré-Fase 2 Fase 2 Observações
Aulas presenciais regulares (*) Remoto Remoto
Atividades de Disciplinas Práticas e Teórico-Práticas Restrito Restrito Conforme Resolução nº 90/CGRAD/2021 e sujeito aos parâmetros de medição da emissão de partículas
Secretarias Administrativas e Laboratórios Restrito Restrito Sujeito aos parâmetros de medição da emissão de partículas
Atendimento externo Restrito Restrito Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes
Capacitação, Formação e Ações de Prevenção a Saúde Remoto Remoto Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes
Processos seletivos em geral Restrito Restrito Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes
Processos seletivos institucionais Restrito Restrito Seguir diretrizes de biossegurança específicas e as normativas vigentes

PESSOAS – Os servidores da UFSC terão situações diferenciadas nas fases de retomada das atividades presenciais. Muitos ainda deverão permanecer em trabalho remoto, desde que registrados junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).

Entre essas estão as gestantes, puérperas e lactantes, pais e mães com filhos em idade escolar, pertencentes a grupo de risco em razão de doença imunodepressiva ou ainda, Pessoa Com Deficiência (PCD) e servidores que coabitem com idosos ou portadores de doença crônica. Os estagiários também deverão permanecer em trabalho remoto, exceto aqueles com ciclo vacinal completo.

ANEXO

PESSOAS
Perfil Pré-Fase 2 e Fase 2 Observações
Servidores / servidoras com 60 anos ou mais que ainda não tomaram dose de reforço  

HÍBRIDO

Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: computado automaticamente no Painel do Grupo de Risco (bases cadastrais do DAP/PRODEGESP)
Com imunodeficiências ou com doenças preexistentes crônicas ou graves  

HÍBRIDO

Instruções Normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: preencher autodeclaração e enviar os documentos que atestem a enfermidade para o e-mail perito.juntamedica@contato.ufsc.br
Coabitação com pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19 REMOTO Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: preencher autodeclaração e enviar para o e-mail coronavirus.das@contato.ufsc.br
  

 

 

Gestantes

 

 

 

REMOTO

Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020:enviar e-mail para cadastro.dap@contato.ufsc.br com as seguintes informações: a) Nome completo e número do SIAPE; b) Declaração/Atestado Médico informando da gestação ou cópia da página de identificação da Caderneta da Gestante; e c) Setor em que trabalha
  

Lactantes

 

REMOTO

Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: informar essa condição seguindo as mesmas orientações descritas no item “Servidores que possuam filhos em idade escolar (0 a 12 anos completos)”
Servidores / servidoras que possuam filhos/ dependentes em idade escolar (de 0 até 12 anos)  

HÍBRIDO

Instruções normativas nº 19, nº 21 e nº 27 de 2020: preencher a autodeclaração e enviar para o e-mail cadastro. dap@contato.ufsc.br
Coabitação com pessoa com 60 anos ou mais que ainda não tomaram dose de reforço HÍBRIDO Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar para o e-mail cadastro. @contato.ufsc.br
Coabitação com pessoa com imunodeficiências ou com doenças preexistentes crônicasou graves, relacionadas em ato do Ministério Saúde  

HÍBRIDO

Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com os documentos solicitados para o e-mail coronavirus.das@contato.ufsc.br
 Coabitação com gestante HÍBRIDO Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com os documentos para diss.prodegesp@contato.ufsc.br
 Coabitação com lactante HÍBRIDO Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com os documentos para cadastro.dap@contato.ufsc.br
 Coabitação com pessoa com deficiência HÍBRIDO Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com os documentos para coronavirus.das@contato.ufsc.br
 Servidor / servidora com deficiência HÍBRIDO Portaria Normativa nº 365/2020/GR: preencher autodeclaração e enviar com o questionário (divulgado pelo Ofício Circular nº 007/PRODEGESP/ 2020) para pcd.prodegesp@contato.ufsc.br
 Observações Pedidos para trabalho remoto dos servidores lotados no HU estão sendo analisados pelo e-mail riscos.servidoreshu@contato.ufsc.br  e devem seguir as orientações da Superintendência do HU

Orientações mais detalhadas nos links:

https://prodegespcoronavirus.ufsc.br/grupos-de-risco/
http://prodegespcoronavirus.paginas.ufsc.br/grupos-de-riscos-definidos-nas-instrucoes-normativas-editadas-pelo-ministerio-da-economia/
http://prodegespcoronavirus.paginas.ufsc.br/coabitacaogruposderiscoedeficiencia/

TESTAGEM – “Com relação à Política de Testagem e de Monitoramento da circulação de ar nos ambientes, a UFSC irá utilizar a expertise de Laboratórios e Pesquisadores(as) da Instituição, no sentido de apresentar metodologias e parâmetros que criem condições de segurança sanitária”, traz o texto do documento.

A testagem deverá iniciar em 20 de setembro e abrangerá cerca de 660 pessoas dos ambientes com atividades de ensino (NDI, Colégio de Aplicação, clínicas, aulas práticas); ambientes com alto número de pessoas em atividade presencial (Pró-reitorias e secretarias, Unidades administrativas e Biblioteca Universitária) e atividades com alto número de pessoas com contatos diversos, como os setores de obras e manutenção e segurança. A partir da data de início, a testagem deverá se estender às demais atividades em espaços administrativos, conforme os planos de atividades apresentados.

ETAPAS DE TESTAGEM 

AMBIENTES UNIDADES PÚBLICO PERÍODO
Ambientes com atividade de ensino NDI, Colégio de Aplicação, Clínicas, Aulas Práticas 209 pessoas (docentes e STAEs) Período inicial: 20 de setembro
Ambientes com alto número de pessoas em atividade presencial Pró-reitorias e secretarias, unidades administrativas 252 pessoas (17 da PROAD, 21 da Pró-Reitoria de Graduação – Departamento de Administração Escolar,  94 da PRODEGESP e 120 da Biblioteca Universitária) Período inicial: 20 de setembro

 

Atividades com alto número de pessoas com contatos diversos Obras, manutenção, segurança 205 pessoas (172 da SEOMA e 33 da Secretaria de Segurança Institucional) Período inicial: 20 de setembro

 

Demais atividades Espaços administrativos A definir mediante planos de atividades Período: a partir de 20 de setembro

MONITORAMENTO – As ações de monitoramento serão realizadas concomitantemente à testagem. O processo de compra de equipamentos portáteis para distribuição aos Centros, a cargo da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), já foi iniciado.

Até o dia 20 de setembro serão realizados testes preliminares de mapeamentos da circulação de ar em salas no NDI, Colégio de Aplicação, nas clínicas e nos ambientes de aulas práticas. Os testes envolverão um trabalho conjunto de laboratórios de Engenharia Mecânica e Engenharia Sanitária, o Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp), a direção das Unidades e a Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico.

A partir de 20 de setembro os testes serão realizados também nas pró-reitorias e secretarias, nas unidades administrativas, nos ambientes de obras, manutenção e segurança e demais espaços administrativos. Ao mesmo tempo, o DAS/Prodegesp e a direção das unidades deverão iniciar o treinamento das equipes de levantamentos de dados. Os laboratórios e setores envolvidos nos testes preliminares e mapeamento das salas farão a identificação de procedimentos para levar a ação a outros centros da UFSC.

 

ETAPAS DE MONITORAMENTO 

AÇÕES 

Ação Período Unidades Responsáveis
Aplicação dos testes preliminares de mapeamento das salas Até 20 de setembro NDI, Colégio de Aplicação, clínicas, aulas práticas Laboratórios EMC e ENS, DAS/PRODEGESP, Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico, Direção das Unidades

 

 

 

A partir de 20 de setembro Pró-reitorias e secretarias, UNIDADES administrativas
A partir de 20 de setembro Obras, manutenção, segurança
A partir de 20 de setembro Espaços administrativos
Processo de compra de equipamentos portáteis para distribuição aos centros Imediato Todas PROAD, SEPLAN
Treinamento das equipes de levantamento de dados A partir de 20 de setembro Todas DAS/PRODEGESP e Direção de Unidades
Elaboração de identificações e procedimentos para ampliação para outros centros da UFSC A partir de 20 de setembro Todas Laboratórios EMC e ENS, DAS/PRODEGESP, Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico

 

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