Pesquisa da UFSC sobre condições de vida de idosos ganha visibilidade internacional

12/06/2017 16:24

Desde 2009, pesquisadores da área da saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estudam as condições de vida e saúde da população adulta e idosa de Florianópolis. Foram visitados em suas casas 1.720 adultos, entre 20 e 59 anos de idade; e 1.705 idosos com 60 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A pesquisa, que foi realizada pelo EpiFloripa Idoso, foi divulgada na página Internacional CAPS-19.

Os participantes da pesquisa responderam a um questionário sobre condições de saúde e foram registradas diversas medidas como peso, altura, perímetro da cintura e pressão arterial.
A equipe de pesquisadores responsáveis pelo estudo deseja continuar acompanhando a saúde destes adultos e idosos nos próximos anos. Com isso, será possível identificar os principais fatores de risco para a saúde da população, assim como fornecer informações de grande importância para a implementação de políticas, ações e serviços de saúde em Florianópolis.

A equipe conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoio da universidade com infraestrutura, equipamentos, instrumentos e calibração, necessários à realização das entrevistas domiciliares. Os supervisores foram alunos de programas de pós-graduação da UFSC

Mais informações no site do EpiFloripa Idoso.

 

Tags: EpifloripaidososinternacionalpesquisaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina