Reitora da UFSC assina contrato de adesão à Ebserh
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinou contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, situado em Florianópolis. Com a nova parceria, a Ebserh fica responsável pela administração de 38 hospitais universitários federais dos 50 existentes no país, totalizando contrato com 30 universidades federais das 34 possíveis.

Reitora assina minuta de contrato com Ebserh. Foto: Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh/Divulgação
A partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação da unidade hospitalar, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal. Se for identificada a necessidade de contratação de profissionais, será realizado concurso público. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente estão desativados em decorrência da falta de pessoal.
A reitora da UFSC, Roselane Neckel, avaliou de forma positiva o contrato. “Eu acredito que é o melhor caminho. Está sendo garantido um conjunto de atividades que são essenciais para a comunidade de Santa Catarina. E isso foi o elemento definidor, inclusive, no convencimento do Ministério Público Federal, que percebeu a importância da Ebserh para que o HU tenha um funcionamento pleno e possa atender com qualidade a comunidade do estado”, explicou.
O presidente da estatal, professor Newton Lima, ressaltou a importância da parceria. “Isso mostra o dinamismo, a força desta rede que veio, de fato, cumprir, como o Tribunal de Contas da União comprovou, por unanimidade do plenário em novembro último, o papel de melhoria da gestão dos hospitais, de ampliação das oportunidades de formação para os profissionais da área de saúde e, sobretudo, de ampliação dos serviços hospitalares de média e alta complexidade oferecidos exclusivamente à população do SUS”, salientou.
Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa pública continuam subordinados academicamente às universidades e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece 100% no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado em 2010.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh.