Tubo de Ensaio aborda em nova etapa o corpo, o lúdico e a educação

13/10/2015 14:35

A nova etapa do Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções], um dos projetos contemplados pelo Rumos Itaú Cultural, trabalha o corpo, o lúdico e a educação. Intervenção 4 tem como público alvo bailarinos, atores, músicos e educadores. A coreógrafa e dançarina Marina Abib, que pesquisa a construção de uma corporeidade desenvolvida a partir de matrizes das danças populares brasileiras, vem a Florianópolis para uma oficina e uma conversa aberta ao público.

O bate-papo ilustrado De repente ocorrerá no dia 16 de outubro, entre 13h30 e 14h30, na Sala de Dança 1 do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Após o encontro, no mesmo local, Marina Abib realiza a oficina Danças brasileiras: um corpo ritmado, com duração de duas horas. No dia 19, entre 13h30 e 15h, no Laboratório de Dança B, bloco 5 do Centro de Desportos (CDS) da UFSC, a coreógrafa repete a oficina.

Em De repente, Marina Abib ilustra os saberes coletivos da cultura tradicional brasileira. Além da experiência pessoal na dança, a pesquisa teórica e a prática com as manifestações populares brasileiras servem de base para o desenvolvimento de uma reflexão sobre a tradição enquanto recordação. 

A oficina Danças brasileiras: um corpo ritmado trabalha a compreensão rítmica no corpo e a construção de partituras corporais a partir dessas referências. Os participantes experimentam no próprio corpo as frases rítmicas presentes nas músicas tradicionais brasileiras e a partir disso introjetam os molejos e gingados específicos de cada dança.

Durante o processo são trabalhados jogos de prontidão, desafios de agilidade, exercícios de consciência corporal e apreensão do vocabulário referenciado nas danças brasileiras. O objetivo final é fazer com que os participantes encontrem nas diferentes sonoridades, um corpo confortável e disponível para que, a partir dele, possam expressar suas particularidades, seja em improvisos ou na criação de pequenas frases coreográficas.

Tubo de Ensaio

Iniciado em fevereiro de 2015, Tubo de Ensaio se estende até novembro, com convidados do Brasil e do exterior. Coordenado por Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, a intenção é aproximar a dança ao teatro, as artes visuais, o cinema e a música. O projeto também estabelece interseções do conhecimento dessas áreas com artistas e pesquisadores, e busca compartilhar e problematizar procedimentos de composição – definidos pelas idealizadoras como modo de reunir, produzir, dispor, inventar, combinar, arranjar.

Serviço

Projeto Tubo de Ensaio

Intervenção 4

Marina Abib (São Paulo)

 

Oficina

Danças Brasileiras: Um Corpo Ritmado

16 de outubro, das 14h30 às 16h30

Ceart /Udesc, Sala de Dança 1

Av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis

 

19 de outubro, das 13h30 às 15h

Laboratório de Dança B, bloco 5 do CDS/UFSC

Campus de Florianópolis

Gratuito

 

Bate-Papo Ilustrado

De Repente

16 de outubro, das 13h30 às 14h30

Ceart)/Udesc, Sala de Dança 1

Av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis

Livre para todos os públicos

 

Informações: tubodeensaiofpolis@gmail.com

Inscrições: www.tubodeensaio2015.com

 

Apoio institucional:

Ceart/Udesc e CDS/UFSC

 

Saiba mais

Site: www.tubodeensaio2015.com

Facebook:https://www.facebook.com/tubodeensaio2015

Tags: CDSTubo de EnsaioUFSC