UFSC institui Grupos Gestores de Tecnologia da Informação

18/12/2014 17:11

Promover a informatização de sistemas, zelar por seu aprimoramento e identificar demandas de tecnologia são atribuições das equipes que vão compor os Grupos Gestores de Sistemas de Tecnologia da Informação da UFSC. As portarias foram entregues a representantes dos setores que vão compor os grupos na tarde da última quarta-feira, 17 de dezembro, no gabinete da Reitoria. Os comitês contemplam Controles Acadêmicos da Graduação e da Pós-Graduação, Gestão da Comunicação Organizacional e Administração de Recursos Humanos.

De acordo com o superintendente de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), Edison Tadeu Lopes Melo, o setor trabalha para a criação de outros grupos gestores, cuja instituição está inserida em um contexto de ações que visam à promoção da governança de TI na Universidade.

O estabelecimento de um processo de desenvolvimento de softwares na SeTIC, a adoção de um padrão internacional para gestão de serviços de TIC – Information Technology Infrastructure Library (ITIL) –, a elaboração da política de segurança da informação da UFSC, e a adoção da instrução normativa nº 4, de 12 de novembro de 2010, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para processos de compra e serviços de TI são apontados por Melo como algumas das iniciativas.

“Nesse sentido, há algumas ações paralelas, que começaram com a elaboração e aprovação, em 2013, do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI), e das políticas de uso dos serviços de TIC, que devem ser publicadas no primeiro semestre de 2015”, informa Melo.

Os grupos são integrados por três ou quatro servidores que atuam na SeTIC e em setores relacionados à especificidade da temática. “Eles foram criados para avançar as necessidades de cada setor e melhorar a governança eletrônica, de acordo com as características operacionais de cada setor. A área que tem a especialidade estabelece a lógica organizativa; o pessoal técnico desenvolve e adapta o sistema”, esclarece a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco.

Melo destaca a necessidade de atualização constante dos sistemas para atender a regulamentações internas e externas. “A proposta é promover a informatização dos principais processos na perspectiva de reduzir a circulação de papel, diminuir o tempo [despendido nos trâmites] e aumentar a segurança”, pontua.

 

Acesse as portarias:
Portaria nº 2444/2014/GR
Portaria nº 2445/2014/GR
Portaria nº 2446/2014/GR
Portaria nº 2447/2014/GR

 

Bruna Bertoldi Gonçalves
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: ITILPDTISeTICTITICUFSC