Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos terá ampliação de espaço físico

22/07/2014 10:05
Reitora Roselane Neckel fala aos alunos, docentes e técnicos-administrativos do EQA. (Foto: Pipo Quint / Agecom / UFSC)

Reitora Roselane Neckel fala aos alunos, docentes e técnicos-administrativos do EQA. (Foto: Jair Quint / Agecom / UFSC)

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representada pelo pró-reitor de Administração, Antonio Carlos Montezuma Brito, assinou, na manhã desta sexta-feira, dia 18, o contrato para dar início à obra de ampliação do espaço físico para o Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA). Uma estrutura de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados será construída em um investimento no valor de mais de R$ 7,2 milhões. O prazo para a conclusão da obra é de 16 meses.

A ampliação contempla a adição de dois pavimentos sobre a estrutura já existente, além da construção de seis novos pavimentos, onde estarão 25 laboratórios, cinco salas técnicas, dois depósitos, sanitários e elevadores. Atualmente, o prédio do EQA conta com 1,7 mil metros quadrados e mantém 13 laboratórios de pesquisa e seis laboratórios de ensino.

O atual chefe de Departamento, Antônio Augusto Ulson de Souza, destacou o empenho da Administração Central para que a obra fosse aprovada. “A nossa demanda por espaço físico tem nos custado muito, tem gerado improvisos para nós, professores, tanto de graduação como de pós-graduação, e também aos alunos que estão com muitos laboratórios em condições difíceis. Agradeço bastante à reitora Roselane Neckel e toda a equipe envolvida nesta ação, bem como a direção do CTC”, ressaltou.

Souza salientou que, apesar de ser um Departamento jovem – com cerca de 30 anos de fundação – o EQA já atingiu patamares de excelência em seus cursos. Ambas graduações possuem conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e os programas de pós-graduação em Engenharia Química e em Engenharia de Alimentos obtiveram o conceito 6 na última avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As obras de ampliação do espaço físico do Departamento inicia-se imediatamente e tem prazo de 16 meses. (Foto: Pipo Quint / Agecom / UFSC)

As obras de ampliação do espaço físico do Departamento iniciam-se imediatamente e têm prazo de 16 meses. (Foto: Jair Quint / Agecom / UFSC)

A reitora Roselane Neckel destacou a persistência da equipe do EQA, que, logo no início da atual gestão, entregou a ela os projetos da expansão de espaço físico. “Confesso que fiquei, e ainda estou, angustiada com a estrutura disponível. Temos muito a fazer, mas conseguimos vencer esta etapa e isso nos dá muita alegria. Vocês integram uma das melhores universidades do país, em referenciais acadêmicos. Esse referencial se sustentará cada vez mais em espaço físico adequado para o desenvolvimento das atividades. Este é um dos nossos principais desafios. Ser gestor é ter muita paciência, e não perder a esperança nunca. Vocês têm aqui dois representantes que não desistem, assim como os outros membros deste Departamento”, frisou Roselane, salientando a contribuição de Souza e do coordenador do curso de Engenharia Química e futuro chefe do EQA, Agenor Fúrigo Júnior.

O diretor do Centro Tecnológico (CTC), Sebastião Roberto Soares, também parabenizou o EQA pela qualidade conquistada. “Atingir a excelência é muito difícil, mas percebemos que é ainda mais difícil manter esse nível de excelência. Por isso a importância de se ter melhores condições físicas”, disse.

O EQA foi criado há 30 anos e conta com cerca de 560 alunos de graduação, mais de 300 alunos de pós-graduação e 54 alunos bolsistas de Iniciação Científica em dois cursos de graduação, dois programas de mestrado e dois programas de doutorado. Fazem parte da equipe do do EQA 34 professores e 10 técnicos-administrativos em Educação.

Participaram da cerimônia, além da reitora e do diretor do CTC, o chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Antônio Oliveira Vieira, o pró-reitor Administrativo, Antonio Carlos Montezuma Brito, a equipe do Departamento de Fiscalização de Obras, e as chefias de departamento, coordenadores de curso, professores, técnicos-administrativos em Educação, e alunos do EQA. Também estiveram presentes representantes da empresa vencedora da licitação, a Construtora Progredior.

 

Mais informações:
Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos: http://eqa.ctc.ufsc.br/

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br

 

Tags: CTCEQAobrasUFSC