Oficina da UFSC mostra importância do caderno escolar como identidade estudantil

05/05/2014 14:56

No Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC, estão sendo realizadas oficinas e outras atividades que resgatam a importância histórica dos cadernos escolares dos estudantes. O projeto é coordenado pelo professor Ademir Valdir dos Santos, que atua no curso de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e no Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina (GEPHIESC). A partir de pesquisas do grupo, pode-se perceber que os cadernos escolares não só serviram como forma de anotação, mas também como fonte documental que contam  a história da infância, da cultura e da escrita. Por ser o único artefato escolar “produzido” pelo próprio aluno, ele possui a identidade de quem o escreve. 

Nas oficinas é possível aprender sobre a prática da encadernação, as técnicas de como os cadernos de papel historicamente foram produzidos juntando folhas avulsas, coladas e costuradas, depois protegidas por gaze e por fim recebendo capas e ilustrações de diversos tipos. Participam dessas atividades os alunos do curso de Pedagogia que cursam a disciplina História da Educação II e os pós-graduandos que participam do Seminário Especial História de Instituições Escolares: questões teóricas e metodológicas. Os artesãos Juan e Selba, de Buenos Aires, que expõem seu trabalho em frente ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE), foram convidados recentemente a participar da oficina.

Para o professor Ademir, “quem resgata seus cadernos pode compreender a si mesmo, como foi alfabetizado, disciplinarizado, formado, como aprendeu elementos da escrita e das outras ciências que são transpostas para o currículo das instituições escolares”. Os cadernos que costumam ser descartados são guardados pelo professor, que os coleciona para, depois, apresentá-los aos museus e arquivos históricos do Brasil e do mundo.

Mais informações com o professor Ademir Valdir dos Santos nos telefones: (48) 3721-2791 ou 9900-6633.

Tags: Ademir Valdir dos Santoscaderno escolarCEDpedagogiaUFSC