UFSC é parceira do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo por mais de 20 anos
Criado em 1990, o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) tem mantido uma parceria consistente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) há mais de 20 anos. Reconhecido pela Prefeitura de Florianópolis como uma entidade de utilidade pública, o Cepagro conta com a participação direta de estudantes e professores de vários centros e departamentos da UFSC. Seus objetivos são voltados principalmente à criação e à organização de um trabalho agroecológico em comunidades populares rurais e urbanas.
A cooperação entre o Cepagro e a Universidade começa no espaço físico: sua sede encontra-se dentro do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, no bairro Itacorubi, em Florianópolis, e, perto dela, estão alguns dos principais envolvidos – os acadêmicos de Agronomia. Estudantes de outros cursos também vão ao CCA para envolver-se nos projetos, e, entre os cooperadores, estão alunos de Biologia, Nutrição e Geografia.
O Cepagro disponibiliza aos estudantes vários recursos que contribuem para sua formação: como parte da extensão universitária, o Centro provê ferramentas para que seus integrantes possam aprofundar tanto a aprendizagem prática como a teórica; os conhecimentos são alcançados pelo contato com práticas coletivas e agroecológicas de produção e organização, nos espaços urbano e rural.
Frequentemente,o Cepagro recebe visitas de estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos que aliam seus projetos de pesquisa ao Centro. O coordenador-geral, Charles Onassis Peres Lomp, esclarece que interações como essas são bem-vindas, e que a presença de pesquisadores pode contribuir para o crescimento da entidade.
Os servidores da UFSC também são grandes contribuintes do projeto, como os professores Oscar José Rover, do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural, e Nivaldo Peroni, do Departamento de Ecologia e Zoologia. Subsídios provenientes de áreas que não envolvem biologia e natureza também são bem-vindos: como exemplo,alunos para cooperar na contabilidade foram indicados pela professora Maria Denize Casagrande, do Departamento de Ciências Contábeis.
Entre os destaques do Cepagro neste ano está a “Revolução dos Baldinhos”, apresentada à UFSC na 12ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex). Desenvolvida em várias regiões onde o sistema de coleta de lixo é deficiente, a “Revolução dos Baldinhos” tem como prática central a compostagem termofílica, que é a transformação de resíduos orgânicos em adubo. O sucesso da iniciativa deu ao Cepagro a segunda colocação no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.
Outro projeto que tem trazido orgulho aos organizadores é o “Educando com a Horta Escolar”, que está em constante crescimento desde sua criação e, atualmente, alcança 83 instituições de ensino. Seu objetivo é promover a segurança alimentar e nutricional nas escolas e, paralelamente, trabalhar a educação ambiental. Os estudantes têm contato direto com a produção agrícola e, com auxilio de professores e pais, conseguem aprimorar-se em noções de meio ambiente e matérias envolvidas como geografia e biologia.
Para o próximo ano, o Cepagro tem vários planos: além de continuar administrando e expandindo seus projetos existentes, há novas ideias e propostas, como a de passar a abastecer o Restaurante Universitário (RU) da UFSC com mercadorias produzidas por seus parceiros, de forma mais saudável e ecológica. A coordenação espera que, já no primeiro semestre de 2014, esse plano possa ser colocado em prática.
Mais informações: http://www.cepagro.org.br / (48) 3334-3176
Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC
matheusalvesdealmeida@gmail.com
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br