Professora do CCJ destaca atuação da UFSC na relação entre direitos humanos e justiça climática, em evento internacional

03/12/2025 13:48

A professora Leticia Albuquerque, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou sobre a relação entre direitos humanos, meio ambiente e justiça climática na mesa de abertura do V Fórum Internacional de Direitos Humanos da Cátedra de Direitos Humanos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).

Letícia destacou a atuação da Universidade por meio das ações do grupo de pesquisa Observatório de Justiça Ecológica, coordenado por ela. As estudantes do programa de pós-graduação em Direito Marcela Marcrello, Flávia Dallagnol e Maria Eduarda Zunino, integrantes do Observatório, também participam do evento, que teve início na última terça-feira (2 de dezembro) e prossegue até dia 4, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande (RS). Já as estudantes Letícia Albuquerque, Isabele Bruna Barbieri e Marcela de Avellar Mascarello apresentam o trabalho Emergência climática e agrotóxicos: a contribuição da Clínica de Justiça Ecológica.

O Fórum busca discutir os desafios e estratégias para o fortalecimento dos direitos humanos na educação superior, bem como a internacionalização das universidades participantes da AUGM – rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai que existe desde 1991.

Tags: associação de universidades Grupo MontevideoAUGMCCJCentro de Ciências Jurídicasdireitos humanosJustiça EcológicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina