UFSC realiza cerimônia de entrega de medalhas a participantes do programa Caça Asteroides

26/11/2025 14:12

Projeto de Extensão Meninas na Ciência do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O  Projeto de Extensão Meninas na Ciência, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverá neste sábado, 29 de novembro, das 9h às 11h30, a Cerimônia de Entrega de Medalhas do Caça Asteroides, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). O evento é gratuito e aberto ao público.

Coordenado pela professora do Departamento de Física da UFSC Gabriela Kaiana Ferreira, o MnC tem como objetivo estimular a participação de meninas e mulheres nas ciências exatas, engenharias e tecnologias, incentivando seu ingresso e permanência em carreiras científicas. Entre as atividades do projeto está o engajamento em olimpíadas e práticas científicas, incluindo o programa Caça Asteroides, iniciativa de ciência cidadã promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o IASC/NASA.

O programa envolve voluntários de todo o país na análise de imagens astronômicas para identificar possíveis asteroides.

Anualmente, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o MCTI premia participantes que identificam ao menos um objeto nas campanhas de detecção. Como nem todas as integrantes do MnC podem viajar a Brasília, o projeto passou a realizar sua própria cerimônia local, que também marca o encerramento das atividades de extensão do ano.

Neste ciclo, 87 participantes integraram equipes lideradas pelo MnC em diferentes municípios: Florianópolis, Balneário Camboriú, Palhoça, Joinville e Blumenau. Todas as equipes alcançaram resultados, somando 70 detecções preliminares de objetos que ainda passarão por análise do IASC/NASA. Segundo a coordenação, trata-se de um dos maiores programas de formação de cientistas cidadãos em andamento no Brasil.

A programação do evento inclui recepção e coquetel das 9h às 10h, abertura com autoridades acadêmicas entre 10h e 10h30, seguida pela entrega oficial das medalhas e depoimentos dos participantes. O encerramento está previsto para às 11h30. 

Informações

Para dúvidas, enviar e-mail para meninasnacienciaufsc@gmail.com

Para se inscrever, acesse o link 

 

Tags: asteroidesCaça asteróidescientistasMeninas na CiênciaMulheres na Ciênciaprojeto de extensãoSemana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)Tecnologia e Inovação (MCTI)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina