Equipe Babitonga, da UFSC Joinville, fica entre as melhores do Brasil em competição de barcos solares

Bateria da embarcação ainda mostrou eficiência após horas de desafio. Foto: Divulgação/UFSC Joinville
A equipe Babitonga, do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ficou em 3° lugar na prova de raia longa do Desafio Solar Brasil, competição que incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias para embarcações sustentáveis, promovida entre 21 e 26 de outubro, em Macaé (RJ). Na colocação geral, a equipe da UFSC Joinville ficou em 8º lugar entre todos os competidores do país.
Com 4 horas e 30 minutos de duração, a prova de raia longa testou a resistência e a eficiência dos projetos de barcos movidos exclusivamente a energia solar. O equipamento da equipe da UFSC Joinville demostrou alta eficiência: mesmo após horas de prova, a bateria da embarcação manteve desempenho estável, sem queda significativa de energia.
O Desafio Solar Brasil reúne equipes de universidades e instituições de pesquisa de todo o país. Ao todo, há 21 embarcações cadastradas para competir, conforme o site do evento. Quatro delas são de Santa Catarina; 12 são do Rio de Janeiro; 2 são do Amazonas e as outras são do Espírito Santo, do Pará e de São Paulo. A competição testa essas embarcações, movidas por energia solar, em provas que avaliam manobrabilidade, velocidade, autonomia e eficiência energética.
































