Sepex 2025: rota temática foi oportunidade de conhecer laboratório com 16 mil abelhas

23/10/2025 18:54

Professora Josefina Steiner é a responsável pelo laboratório. Foto: João Hasse/Agecom/UFSC

As rotas temáticas fizeram parte da programação da 22ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e receberam toda a comunidade acadêmica. A rota Abelhas: materiais didáticos e coleção científica é coordenada pela professora Josefina Steiner, do Laboratório de Abelhas Nativas (LanUFSC), no Centro de Ciências Biológicas (CCB), em Florianópolis.

A exposição, montada com o apoio de bolsistas voluntários do curso de Biologia, apresenta aproximadamente 16 mil espécimes. “Só em Florianópolis já catalogamos mais de 220 espécies diferentes de abelhas”, explica a professora Josefina.

Além da beleza, o foco é educativo. A mostra integra um projeto de extensão universitária voltado à divulgação científica. “Hoje não temos um projeto de pesquisa em vigência, mas seguimos com várias ações de extensão”, conta a professora. 

Nem todas abelhas produzem mel

Mamangavas são essenciais na produção de maracujá. Foto: João Hasse/Agecom/UFSC

Os estudantes de Biologia levam caixas com espécimes para escolas e feiras, explicam o papel das abelhas na natureza e mostram que apenas 5% das espécies produzem mel, mas todas são essenciais para a polinização.

O acervo apresentado na 22ª Sepex faz parte da coleção científica de abelhas da UFSC, construída ao longo de décadas e mencionada em diversos estudos e publicações acadêmicas. Cada abelha é identificada, etiquetada e catalogada de acordo com metodologias de coleta, muitas vezes realizadas em parceria com outras universidades.

Para Patrick Pfleger, aluno do curso de Biologia e voluntário do projeto, “as abelhas são fundamentais para recuperar ambientes degradados pela ação humana, tornando sustentável e produtivo o uso dos espaços”. 

O Laboratório de Abelhas Nativas (LanUFSC) busca promover a educação ambiental, através das atividades realizadas em sala, em campo e em eventos. “Já participamos da Feira do Mel, da Semana do Meio Ambiente e de eventos no Horto Florestal. Agora queremos ampliar nossa presença e mostrar que conhecer as abelhas é também cuidar da biodiversidade”, conta a professora Josefina.

João Hasse agecom@contato.ufsc.br
Estagiário da Agecom | UFSC

Rosângela Matos agecom@contato.ufsc.br
Estagiária da Agecom | UFSC

Veja fotos do LanUFSC
Fotos: João Hasse/Agecom/UFSC

Tags: abelhasacervoCCBCentro de Ciências Biológicas (CCB)Curso de BiologiaextensãoLaboratório de Abelhas Nativas da UFSC (LANUFSC)Semana de Pesquisa Ensino Extensão e InovaçãoSepex 2025UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina