Pesquisa da UFSC investiga se exercício físico de treinamento intervalado pode melhorar saúde do cérebro

Pesquisadores buscam mulheres e homens entre 45 e 64 anos como voluntários para a pesquisa. Foto: Divulgação/PPGNeuro/UFSC
Um projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PPGNeuro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pretende investigar a saúde do cérebro em pessoas com pressão alta. O objetivo é avaliar se o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês), que é um método de exercício que alterna períodos de esforço intenso com recuperação, pode melhorar a função cognitiva (memória, atenção, raciocínio, etc) de pessoas com hipertensão.
Segundo o professor Guilherme Fleury Fina Speretta, que orienta a pesquisa, a hipertensão, que atinge cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo, além de aumentar o risco de doenças do coração, também pode acelerar perdas na função cognitiva, especialmente quando começa cedo (antes dos 55 anos), aumentando o risco de demência. O estudo é de autoria da doutoranda Jessica Martins, do PPGNeuro/UFSC.
“Com a pesquisa, esperamos descobrir se o HIIT pode ser uma alternativa simples e acessível para melhorar a saúde do cérebro de pessoas com hipertensão e ajudar na prevenção de complicações futuras”, explica o professor Guilherme.
O estudo está agora em fase de recrutamento de participantes. Conforme os pesquisadores, podem se voluntariar homens e mulheres que tenham entre 45 e 64 anos, com hipertensão e em tratamento farmacológico. As pessoas não devem estar fazendo exercício físico regularmente para poder participar, conforme o professor Guilherme. Há uma entrevista inicial que pode descartar participantes que não atendam outros critérios.
Os voluntários irão participar de avaliações da pressão arterial, eletrocardiograma, ultrassom da carótida, teste de aptidão cardiorrespiratória na esteira e testes cognitivos. Após a participação, eles receberão os resultados dessas avaliações como cortesia. As atividades serão no Laboratório de Fisiologia Cardíaca & Vascular (CardioVasc Lab), localizado no quinto andar, bloco G, no prédio do Centro de Ciências Biológicas (CCB), da UFSC, em Florianópolis.
Os interessados em se voluntariar devem entrar em contato por e-mail martins.jcm31@gmail.com ou por telefone (48) 9 9141-4195.