Projeto de Moradia Indígena da UFSC vence concurso estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil
O projeto arquitetônico da Moradia Estudantil Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi premiado na categoria “Edificações e projetos” do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Santa Catarina (IAB-SC). O projeto da UFSC também foi selecionado na categoria Destaque Luiz Antônio Medeiros da Silva, em referência ao homenageado do concurso deste ano.
Ao todo, foram 28 inscrições na etapa estadual, distribuídas em quatro categorias: Edificações e Projetos; Interiores e Design; Urbanismo, Planejamento e Cidades; Cultura Arquitetônica. Das 28 candidaturas, 19 foram da categoria Edificações e Projetos, na qual a UFSC concorreu. O projeto de moradia indígena é coordenado pelo professor Ricardo Socas Wiese e a equipe do Laboratório de Projetos (Labproj/UFSC), vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (ARQ/UFSC).
Segundo os organizadores do prêmio, o Destaque Luiz Antônio Medeiros da Silva “tem como finalidade a identificação e reconhecimento de projetos e estratégias exemplares no âmbito do planejamento urbano, que se destacam por sua qualidade e originalidade, e pelo impacto positivo que geram nas comunidades urbanas. Esses projetos demonstram uma contribuição significativa para o aprimoramento das cidades, abrangendo o desenvolvimento urbano, incluindo questões de inclusão social, mobilidade, desenho urbano, acessibilidade.”
A divulgação dos premiados ocorreu na última sexta-feira, 17 de novembro, em evento realizado no auditório do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. A equipe do Labproj manifestou a importância desse reconhecimento: “A proposta da Moradia Estudantil Indígena nasce como uma resposta às amplas reivindicações dos povos indígenas pelo direito à educação. O projeto busca trazer contribuições para o debate acerca das condições de permanência dos estudantes indígenas na universidade e refletir sobre os significados da presença e protagonismo indígena no campus universitário e no espaço urbano.”
Ao todo, no país, foram 462 inscritos na etapa estadual, de 16 departamentos da IAB. Além do projeto de moradia indígena, dois outros inscritos de Santa Catarina foram selecionados para concorrer na etapa nacional. A divulgação dos classificados está prevista para janeiro de 2024.
Mais informações na página da IAB-SC e no Instagram do Labproj.
Para saber mais sobre o projeto de Moradia Estudantil Indígena da UFSC, confira a reportagem.
Eventos UFSC
Arquivo de notícias
Contatos
A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina é o setor responsável pela atualização de notícias no site da UFSC.
Para solicitar uma divulgação no site, ou falar com o setor, acesse
o site da Agecom.
Atendimento à Imprensa:
WhatsApp: (48) 3721-9602