Projeto da UFSC promove palestra em escola estadual para debater sobre políticas de cultura e de educação
“Políticas de educação e de cultura” é o tema da palestra que será proferida pelo professor Alfredo Manevy, do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta segunda-feira, 07 de agosto, às 14h. A atividade é voltada a docentes da rede estadual de ensino e ocorre na Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva, localizada no bairro Estreito, em Florianópolis.
O evento é promovido pelo projeto de extensão “Experimentextos: Laboratório de Tradução e Performance“, vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/CCE/UFSC), que se propõe a oferecer, ao longo do segundo semestre de 2023, oficinas de criação em poesia e performance na escola Aderbal Ramos da Silva. Essa iniciativa é organizada no âmbito do projeto de pesquisa “Poetas performers latino-americanas: práticas artísticas e políticas culturais”, coordenado pela professora Eleonora Frenkel (DLLE/UFSC).
O objetivo do Experimentextos é promover um diálogo e intercâmbio de saberes entre a universidade e a escola, com o intuito de contribuir para a formação e capacitação de profissionais em ambos os espaços educativos. O tema deste primeiro encontro é a política cultural e suas interfaces com a educação, com o intuito de trazer reflexões sobre como e por que uma escola pode desenvolver uma política cultural? A direção da escola Aderbal manifesta interesse em criar uma semana cultural como evento anual, apontando para o caminho da democratização do acesso à cultura, tanto em sua fruição quanto em sua criação, dando aos jovens oportunidades de expressão e espaços de escuta.
Mais informações no Instagram do Experimentextos ou pe-lo e-mail experimentextos@gmail.com