Curso ‘Educação Antirracista’ para servidores da UFSC recebe inscrições até 23 de julho

03/07/2023 16:02

O curso “Educação Antirracista: letramento racial para servidores da UFSC” está com inscrições abertas até 23 de julho, para servidores docentes e técnico-administrativos em educação. A atividade ocorrerá de 31 de julho a 11 de setembro, na modalidade semipresencial, com a participação de professores convidados de todo o Brasil.

Os encontros presenciais serão no Auditório da Reitoria ou no Auditório do CCE; os encontro on-line serão por webconferência no Moodle. Todos os encontros presenciais terão transmissão ao vivo. A carga horária total do curso é de 25h, sendo 12h de forma síncrona. As inscrições podem ser feitas aqui.

O objetivo do curso é identificar e compreender o fenômeno do racismo na universidade com a finalidade de atuar de maneira comprometida com a sua eliminação e com o combate da discriminação racial, em atendimento a Resolução Normartiva nº 175/CUn/2022 – a qual “dispõe sobre a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional em suas diferentes formas de manifestação”.

A atividade é promovida pela Coordenadoria de Relações Étnico Raciais e Mobilidade Social (COEMA), que está vinculada à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE/UFSC). Os coordenadores do curso reiteram “a importância da participação de todos nesta primeira edição, tendo em vista a implementação da RN 175 CUN, recém aprovada na UFSC”.

O curso terá como palestrantes as professoras Joana Célia dos Passos (Educação/UFSC), Cristiane Sabino (Serviço Social/UFSC), Lia Vainer Schucman (Psicologia/UFSC), Jeane Tavares (Psicologia/UFRB), Marilise Sayão (Sociologia/PROAFE); o professor Casé Angatu (História/UESB e UFSB); e a doutoranda e educadora quilombola Luciana Freitas (UFSC e MNU).

Profa Dr Confira a programação do curso:

Módulo 1: Desigualdade racial e racismo estrutural

Aula 1 – “Por que não somos todos iguais?” O mito da democracia racial na Universidade.

Aula 2 – Desigualdade no Brasil e o racismo contra o povo negro.

Módulo 2: O racismo em suas diferentes formas de manifestação e o pacto da branquitude

Aula 3 – Quilombolas e o Movimento Negro Educador. Racismo Anti-Indígena e etnogenocídio contra povos indígenas.

Aula 4 – Branquitude e seu pacto nas instituições públicas

Módulo 3: Os efeitos psicossociais do racismo

Aula 5 – Os efeitos psicossociais do racismo na universidade

Aula 6 – A Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC