UFSC na Mídia: secretária de Planejamento e Orçamento da UFSC fala sobre impacto dos cortes

08/12/2022 09:17

A secretária de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal de Santa Catarina, Andréa Cristina Trierweiller, concedeu entrevista ao Jornal do Almoço na tarde desta quarta-feira, 7 de dezembro, e falou sobre o impacto dos bloqueios orçamentários e indisponibilidade financeira enfrentada pela UFSC e demais instituições federais de ensino. A gestora explica que a gestão financeira da UFSC tem encontrado dificuldades com contas negativadas, e ausência dos recebimentos.

“Agora no mês de dezembro, se o nosso mantenedor, que é o Ministério da Educação, não nos passa o financeiro, que é o dinheiro, a gente não tem como honrar os empenhos feitos, ou seja, pagar os nossos fornecedores. Mas a nossa prioridade, a prioridade de gestão é que assim que forem liberados esses recursos é o pagamento das bolsas dos estudantes. O perfil da universidade pública mudou bastante nos últimos anos, com as cotas. Mais de 60% dos nossos estudantes têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Então a bolsa é muito importante para a permanência dos nossos estudantes”, declarou.

Assista à matéria na íntegra, no Globoplay.

Tags: cortes orçamentáriosSecretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan)SeplanUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina