Ônibus da vacinação está na UFSC até sexta-feira, dia 18 de novembro

16/11/2022 09:51

Ônibus está estacionado em frente à Reitoria. (Foto: Mayra Cajueiro Warren/Agecom/UFSC)

O ônibus da vacinação da Prefeitura Municipal de Florianópolis está no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, desta quarta, dia 16, até sexta-feira, dia 18 de novembro, das 10h às 17h, em frente à Reitoria. Qualquer pessoa pode se vacinar, e serão ofertadas todas as vacinas do calendário nacional, incluindo as vacinas contra gripe e covid-19.

A vinda do ônibus atende a pedido do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp). O Departamento reforça que servidores e alunos devem inserir os comprovantes de vacinação no site pessoa.sistemas.ufsc.br/vacina, conforme as Portarias Normativas n° 422/2022/GR, n° 429/2022/GR e a Resolução Normativa n° 01/2022/CPG/UFSC, que tornam obrigatória a comprovação de ciclo vacinal completo contra a covid-19.

O Departamento alerta que em casos de contaminação pelo coronavírus ou contato com o colega ou familiar diagnosticado com a doença, deve-se procurar atendimento com a Central de Atendimento de Covid-19 da respectiva cidade de residência.

À comunidade universitária, recomenda-se:
– Utilizar máscara de proteção facial durante o expediente de trabalho e durante as aulas;
– Realizar testagem na rede de saúde;
– Uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração (Art. 1º, III, Resolução Normativa Nº 171/2022/Cun, de 11 de Outubro de 2022);
– Contatar a Unidade de Saúde em casos de sintomas ou contato com pessoas sintomáticas.

Aumento de casos em Santa Catarina

Santa Catarina tem no momento 3.181 casos ativos de covid, conforme dados do último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde. De acordo com a mais recente edição do Informe Necat, publicada no último dia 14 de novembro, foram notificados 2.761 novos casos da doença em uma semana, representando um aumento 50% em relação ao total de registros da semana anterior. Com isso, a média subiu para 395 novos casos diários – patamar superior ao apresentado nos dois últimos meses de 2021, quando essa média era de 350 registros diários.

Especialistas apontam que a presença de uma nova cepa e o baixo índice de vacinação têm contribuído para o aumento dos números. Na última semana, Santa Catarina confirmou os primeiros casos de uma subvariante da Ômicron, denominada BQ.1. Camboriú, Florianópolis, São José e Joinville já registraram casos da nova cepa.

Mais informações acerca das ações na UFSC na página coronavirus.ufsc.br/fase-3-convivio-consciente.

Tags: coronavírusCovidCovid-19ônibusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavacinação